A formação inventiva em terapia ocupacional em tempos de COVID-19: a presença na virtualidade

Autores

  • Cleber Tiago Cirineu Departamento de Terapia Ocupacional y Ciencia de la Ocupación, Facultad de Medicina, Universidad de Chile – UChile, Santiago, Chile. https://orcid.org/0000-0002-8986-9030
  • Grasielle Silveira Tavares Curso de Terapia Ocupacional, Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília – UNB, Brasília, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4609-6792
  • Lúcia da Rocha Uchoa-Figueiredo Departamento Saúde, Educação e Sociedade (DSES), curso de Terapia Ocupacional, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) campus Baixada Santista, Santos, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5289-3731

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO261234101

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Educação Superior, Coronavírus, Formação Profissional, Realidade Virtual

Resumo

Objetivo: O artigo se propõe a analisar o ensino remoto no contexto universitário em tempos de pandemia na perspectiva de docentes que trabalham com a formação inventiva. Centra-se em experiências teórico-práticas de três universidades do Brasil e do Chile. Método: Utilizou-se o relato de experiência como método para esta pesquisa, o que permitiu a análise do processo formativo com base nas disciplinas vivenciais de maneira remota. Resultados: A formação inventiva contribuiu nos processos de comunicação, de conhecimento de si e do outro e na promoção do trabalho grupal entre os estudantes. Por meio das atividades artísticas e corporais foi possível evidenciar alguns desafios relacionados a questões estruturais, virtuais, curriculares e culturais. Estimular o envolvimento e o estudo de experiências artísticas e corporais, especialmente com estudantes, pode auxiliar o processo da transversalidade com as práticas em terapia ocupacional, possibilitando sua participação em territórios desconhecidos, mobilizando afetos e criando espaços capazes de agenciar diversas formas de contato e aproximação, trabalhando e fortalecendo aspectos pessoais e sociais. Conclusão: Foram evidenciadas situações distintas entre as três universidades onde a formação inventiva possibilitou aos docentes e estudantes uma aproximação de suas atividades cotidianas, estimulando o processo de comunicação, de conhecer a si e conhecer o outro, além de promover o trabalho grupal. No entanto, fica evidenciado que o ensino remoto não substitui as aulas presenciais e que, apesar de todas as dificuldades, os docentes terapeutas ocupacionais facilitaram o processo de adaptar-se às realidades em contextos possíveis.

Publicado

2023-09-05

Como Citar

Cirineu, C. T., Tavares, G. S., & Uchoa-Figueiredo, L. da R. (2023). A formação inventiva em terapia ocupacional em tempos de COVID-19: a presença na virtualidade. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 31, e3410. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO261234101

Edição

Seção

Artigo Original