Estratégias cognitivas e metacognição em terapia ocupacional para um paciente com COVID-19 longa: estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoRE265434642

Palavras-chave:

COVID-19, Terapia Ocupacional, Função Cognitiva, Metacognição, Estudo de Caso

Resumo

Introdução: O impacto da COVID-19 no desempenho ocupacional e funcionamento cognitivo merece ser mais explorado porque se observam manifestações neurológicas da COVID-19, mesmo após a remissão dos sintomas respiratórios. Os pacientes com COVID longa representam uma população pouco explorada e que necessita de intervenções de terapia ocupacional de qualidade. Objetivos: (a) apresentar um relato de caso em terapia ocupacional com avaliação e intervenção com um paciente com COVID longa em hospital; (b) demonstrar como o desempenho ocupacional e bem estar podem ser melhorados com a adoção de estratégias cognitivas e estratégias de formação de hábitos de saúde Método: Estudo de caso único com um paciente com COVID longa em hospital de reabilitação. Descrição de um modelo para avaliação e intervenção. O paciente recebeu um total de nove sessões com foque no uso de estratégias cognitivas e metacognição. Os dados foram analisados de forma descritiva. Resultados: Após as intervenções o cliente foi capaz de criar novos hábitos e rotinas e ter uma percepção de melhora sobre o seu desempenho ocupacional. Conclusão: Este relato de experiência apresenta um modelo para avaliar e intervir com pessoas com COVID longa, com destaque para a neurocognição. Estudos prospectivos devem verificar se a avaliação de terapia ocupacional e os efeitos das diretrizes de tratamento são reproduzíveis em outros ambientes e se esta abordagem poderia ser útil para outros sobreviventes de COVID-19.

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Publicado

2023-05-26

Como Citar

Andrade, S. (2023). Estratégias cognitivas e metacognição em terapia ocupacional para um paciente com COVID-19 longa: estudo de caso. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 31, e3464. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoRE265434642

Edição

Seção

Relato de Experiência ou Estudo de Caso