Comparação entre o desempenho e competência de estudantes de terapia ocupacional em estágios tradicionais e não-tradicionais: um estudo retrospectivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO265734672

Palavras-chave:

Prática Profissional, Estudantes, Terapia Ocupacional, Competência Clínica

Resumo

Introdução: Os cursos de graduação em terapia ocupacional têm crescentemente complementado os campos de prática tradicional dos estágios com modelos alternativos, nos quais não existem serviços de terapia ocupacional. Pesquisas anteriores exploraram predominantemente a experiência do aluno em tais estágios, com resultados amplamente favoráveis. No entanto, há uma lacuna de conhecimento sobre as habilidades profissionais que tais alunos desenvolvem a partir deste modelo alternativo de estágio. Objetivo: Medir e comparar as competências dos alunos para a prática de terapia ocupacional, desenvolvida em modelos de estágios alternativos onde não existem serviços de terapia ocupacional, com os estágios tradicionais. Método: Trata-se de um estudo retrospectivo no qual se analisou dados extraídos da avaliação “Competency Based Fieldwork Evaluation for Occupational Therapists (CBFE-OT)”, utilizada para avaliar o desempenho de 181 alunos de terapia ocupacional de um curso de mestrado em uma universidade pública do Reino Unido. A análise estatística descritiva e inferencial mediu e comparou as pontuações de competência dos alunos em quatro estágios, em que um era o modelo alternativo, onde não havia oferta de serviços de terapia ocupacional. Resultados: Os alunos obtiveram pontuações significativamente mais altas em 'Comunicação' e 'Interações profissionais', em comparação com todas as outras competências práticas, mas pontuaram significativamente menor em 'Raciocínio clínico' e 'Conhecimento prático', independentemente do modelo de estágio. No entanto, nos modelos de estágios alternativos, os alunos obtiveram pontuações significativamente mais altas em 'Gestão de desempenho' em comparação com os campos de estágio tradicionais (z = -2,222 p = 0,026). Conclusão: Os alunos podem desenvolver habilidades de competência semelhantes para a prática a partir de modelos alternativos de estágio quando comparados com os estágios tradicionais, com melhor desenvolvimento nas habilidades de liderança e gerenciamento de tempo, favorável ao estágio alternativo. Essas habilidades adicionais podem beneficiar os alunos no desenvolvimento de suas carreiras e no escopo da profissão.

Downloads

Publicado

2023-08-15

Como Citar

Thew, M., Cruz, D. C. da, & Thomas, Y. (2023). Comparação entre o desempenho e competência de estudantes de terapia ocupacional em estágios tradicionais e não-tradicionais: um estudo retrospectivo. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 31, e3467. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO265734672

Edição

Seção

Artigo Original