A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM OLHAR DAS MÃES
Resumo
A inclusão escolar é um tema amplo e recentemente discutido no Brasil. As mães são, na maior parte dos casos, as responsáveis pelo acompanhamento escolar e clínico da criança. A pesquisa foi realizada no Centro Estadual de Apoio ao Deficiente, na cidade de Goiânia, com 30 mães de crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais, que responderam a um questionário semiestruturado, contendo perguntas relacionadas ao seu conhecimento, percepção e opinião a respeito da educação inclusiva. O objetivo do estudo foi identificar, por meio do contato com as mães, que estão em vivência direta com a realidade da inclusão, como está realmente acontecendo esse processo e o que ainda deve ser mudado para que seus filhos sejam incluídos de fato nas escolas. Foi constatado que essas mães conhecem por experiência o que é necessário para que haja a inclusão, mas não conhecem as leis e os seus direitos. Elas percebem a importância da inclusão como estratégia para diminuir o preconceito e favorecer a interação, porém reconhecem que ainda falta muito para que a inclusão ocorra de forma efetiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.