Apoiando estudantes com deficiência durante períodos de transição para atingirem um elevado potencial por meio de serviços de terapia ocupacional
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO266734802Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Zona de Transição, Alunos, Pessoas com DeficiênciaResumo
Introdução: O período de transição é parte natural da vida de uma pessoa. Pode ser classificado por fases da vida e mudança de atividade antes de entrar em novas situações. Objetivos: Explorar características de alto potencial de alunos com deficiência e investigar os serviços de terapeutas ocupacionais escolares (SBOTs) para esses alunos durante os períodos de transição. Método: Participaram 196 alunos e 5 SBOTs. Os instrumentos de pesquisa compreenderam o checklist característico dos potenciais aprendizes e uma entrevista em profundidade. A lista de verificação foi desenvolvida pela literatura relacionada e consistia em três domínios, incluindo saúde física e socioemocional, autodeterminação e comunicação e desempenho acadêmico. A pontuação do nível de desempenho dos alunos foi avaliada pelos professores. As características de alto potencial dos estudantes deste estudo significaram a obtenção de pontuação total média igual ou superior a 2,0, não tendo tido nenhum zero em qualquer item avaliado pelo checklist. Resultados: A maioria dos participantes atingiu a pontuação completa das características de alto potencial no domínio saúde física e socioemocional. A maioria das SBOTs prestava serviços diretos, indiretos e integrados com base em diversos modelos de prestação de serviços diferenciados para cada tipo de deficiência. Conclusão: Este estudo fornece informações fundamentais para SBOTs e profissionais escolares a fim de estimular características de alto potencial em alunos com deficiência em períodos de transição. Serviços adequados nas áreas de saúde física e socioemocional, autodeterminação e comunicação e desempenho acadêmico podem aprimorar características de alto potencial para esses estudantes.
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