Educação ambiental em tempos de crise socioambiental: possibilidades de sua inclusão na formação em terapia ocupacional, desde a perspectiva de docentes
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-%208910.ctoAO268635053Palavras-chave:
Meio Ambiente, Terapia Ocupacional, Natureza, Formação Profissional em SaúdeResumo
Introdução: A crise socioambiental é um tema relevante e há urgência em sua reflexão e busca de soluções em todas as áreas do conhecimento. Este estudo, tendo como base a educação ambiental, torna-se parte dessa necessidade de formação profissional em terapia ocupacional. Objetivo: Analisar as possíveis relações entre educação ambiental e formação disciplinar, desde a perspectiva de terapeutas ocupacionais que se dedicam ao ensino universitário na província de Concepción, Chile. Método: Metodologia qualitativa, com a realização de sete entrevistas individuais com terapeutas ocupacionais que atuam como professores universitários. A informação é submetida a uma análise de conteúdo temática e triangulação teórica. Resultados: Existem fundamentos teóricos e éticos nas disciplinas ligadas à natureza, que podem ser incluídos na formação profissional. Propõe-se que esta temática seja abordada de forma transversal na formação. As metodologias de ensino mais adequadas para a sua implementação seriam de natureza teórico-prática, como a aprendizagem baseada em projetos ou a aprendizagem em serviço. As ações baseadas na natureza podem ser ensinadas como uma estratégia de intervenção ao serviço do cuidado da natureza e, ao mesmo tempo, do cuidado das pessoas e das comunidades. Conclusão: Convida-se a incluir a educação ambiental na formação de terapeutas ocupacionais, pois é uma ferramenta poderosa para avançar na proteção e conservação do meio ambiente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 The Authors
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.