Educação ambiental em tempos de crise socioambiental: possibilidades de sua inclusão na formação em terapia ocupacional, desde a perspectiva de docentes

Autores

  • Cristian Mauricio Valderrama Núñez Exercise and Rehabilitation Sciences Institute, School of Occupational Therapy, Faculty of Rehabilitation Sciences, Universidad Andres Bello, Santiago de Chile 7591538, Chile. https://orcid.org/0000-0002-2526-8033
  • Constanza Alejandra Enríquez Valderrama Exercise and Rehabilitation Sciences Institute, School of Occupational Therapy, Faculty of Rehabilitation Sciences, Universidad Andres Bello, Santiago de Chile 7591538, Chile. https://orcid.org/0000-0003-0509-0079
  • Marco Astete Cereceda Departamento de Trabajo Social, Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de Concepción, Concepción, Chile. https://orcid.org/0000-0003-3271-5986
  • Fernanda Villarroel Peña Exercise and Rehabilitation Sciences Institute, School of Occupational Therapy, Faculty of Rehabilitation Sciences, Universidad Andres Bello, Santiago de Chile 7591538, Chile. https://orcid.org/0000-0001-7479-9343
  • Marion Pollet Muñoz Exercise and Rehabilitation Sciences Institute, School of Occupational Therapy, Faculty of Rehabilitation Sciences, Universidad Andres Bello, Santiago de Chile 7591538, Chile. https://orcid.org/0000-0003-0017-2374
  • Javiera Isidora Guíñez Aguilera Exercise and Rehabilitation Sciences Institute, School of Occupational Therapy, Faculty of Rehabilitation Sciences, Universidad Andres Bello, Santiago de Chile 7591538, Chile. https://orcid.org/0000-0001-5574-4881

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-%208910.ctoAO268635053

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Terapia Ocupacional, Natureza, Formação Profissional em Saúde

Resumo

Introdução: A crise socioambiental é um tema relevante e há urgência em sua reflexão e busca de soluções em todas as áreas do conhecimento. Este estudo, tendo como base a educação ambiental, torna-se parte dessa necessidade de formação profissional em terapia ocupacional. Objetivo: Analisar as possíveis relações entre educação ambiental e formação disciplinar, desde a perspectiva de terapeutas ocupacionais que se dedicam ao ensino universitário na província de Concepción, Chile. Método: Metodologia qualitativa, com a realização de sete entrevistas individuais com terapeutas ocupacionais que atuam como professores universitários. A informação é submetida a uma análise de conteúdo temática e triangulação teórica. Resultados: Existem fundamentos teóricos e éticos nas disciplinas ligadas à natureza, que podem ser incluídos na formação profissional. Propõe-se que esta temática seja abordada de forma transversal na formação. As metodologias de ensino mais adequadas para a sua implementação seriam de natureza teórico-prática, como a aprendizagem baseada em projetos ou a aprendizagem em serviço. As ações baseadas na natureza podem ser ensinadas como uma estratégia de intervenção ao serviço do cuidado da natureza e, ao mesmo tempo, do cuidado das pessoas e das comunidades. Conclusão: Convida-se a incluir a educação ambiental na formação de terapeutas ocupacionais, pois é uma ferramenta poderosa para avançar na proteção e conservação do meio ambiente.

Publicado

2023-11-27

Como Citar

Valderrama Núñez, C. M., Enríquez Valderrama, C. A., Astete Cereceda, M., Villarroel Peña, F., Pollet Muñoz, M., & Guíñez Aguilera, J. I. (2023). Educação ambiental em tempos de crise socioambiental: possibilidades de sua inclusão na formação em terapia ocupacional, desde a perspectiva de docentes. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 31, e3505. https://doi.org/10.1590/2526- 8910.ctoAO268635053

Edição

Seção

Artigo Original