Educação ambiental em tempos de crise socioambiental: possibilidades de sua inclusão na formação em terapia ocupacional, desde a perspectiva de docentes
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-%208910.ctoAO268635053Palavras-chave:
Meio Ambiente, Terapia Ocupacional, Natureza, Formação Profissional em SaúdeResumo
Introdução: A crise socioambiental é um tema relevante e há urgência em sua reflexão e busca de soluções em todas as áreas do conhecimento. Este estudo, tendo como base a educação ambiental, torna-se parte dessa necessidade de formação profissional em terapia ocupacional. Objetivo: Analisar as possíveis relações entre educação ambiental e formação disciplinar, desde a perspectiva de terapeutas ocupacionais que se dedicam ao ensino universitário na província de Concepción, Chile. Método: Metodologia qualitativa, com a realização de sete entrevistas individuais com terapeutas ocupacionais que atuam como professores universitários. A informação é submetida a uma análise de conteúdo temática e triangulação teórica. Resultados: Existem fundamentos teóricos e éticos nas disciplinas ligadas à natureza, que podem ser incluídos na formação profissional. Propõe-se que esta temática seja abordada de forma transversal na formação. As metodologias de ensino mais adequadas para a sua implementação seriam de natureza teórico-prática, como a aprendizagem baseada em projetos ou a aprendizagem em serviço. As ações baseadas na natureza podem ser ensinadas como uma estratégia de intervenção ao serviço do cuidado da natureza e, ao mesmo tempo, do cuidado das pessoas e das comunidades. Conclusão: Convida-se a incluir a educação ambiental na formação de terapeutas ocupacionais, pois é uma ferramenta poderosa para avançar na proteção e conservação do meio ambiente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.