ChatGPT e seu impacto na formação de competências para terapeutas ocupacionais: uma reflexão sobre a integridade acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoEN271035343

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Formação Profissional, Terapia Ocupacional, Ética Baseada em Princípios, Competência Profissional, Estudantes

Resumo

O acesso público à inteligência artificial e, especificamente, ao ChatGPT, está apresentando desafios na formação profissional dos terapeutas ocupacionais. Neste contexto, este ensaio procura descrever o impacto da inteligência artificial, com ênfase no ChatGPT, na formação de terapeutas ocupacionais e propõe estratégias para integrar estas tecnologias no ensino superior a partir de uma perspectiva integradora, ética e de acordo com os valores e princípios da integridade acadêmica. Embora esta ferramenta possa ser usada para fornecer conhecimento teórico e favorecer a aprendizagem de conteúdos, também representa um risco para comportamentos desonestos no âmbito acadêmico. Portanto, é fundamental que os educadores compreendam seu uso e promovam metodologias experienciais que estimulem a criatividade, o pensamento crítico e a reflexão. O desafio reside na implementação de políticas e estratégias que promovam o desenvolvimento de competências profissionais e o uso ético e eficaz destas tecnologias na formação de futuros terapeutas ocupacionais, como declarar seu uso em trabalhos escritos, modelagem por parte dos professores e integração nas metodologias de formação.

Publicado

2023-12-14

Como Citar

Avello-Sáez, D., & Estrada-Palavecino, L. (2023). ChatGPT e seu impacto na formação de competências para terapeutas ocupacionais: uma reflexão sobre a integridade acadêmica. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 31, e3534. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoEN271035343

Edição

Seção

Artigo de Reflexão ou Ensaio