ChatGPT e seu impacto na formação de competências para terapeutas ocupacionais: uma reflexão sobre a integridade acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoEN271035343Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Formação Profissional, Terapia Ocupacional, Ética Baseada em Princípios, Competência Profissional, EstudantesResumo
O acesso público à inteligência artificial e, especificamente, ao ChatGPT, está apresentando desafios na formação profissional dos terapeutas ocupacionais. Neste contexto, este ensaio procura descrever o impacto da inteligência artificial, com ênfase no ChatGPT, na formação de terapeutas ocupacionais e propõe estratégias para integrar estas tecnologias no ensino superior a partir de uma perspectiva integradora, ética e de acordo com os valores e princípios da integridade acadêmica. Embora esta ferramenta possa ser usada para fornecer conhecimento teórico e favorecer a aprendizagem de conteúdos, também representa um risco para comportamentos desonestos no âmbito acadêmico. Portanto, é fundamental que os educadores compreendam seu uso e promovam metodologias experienciais que estimulem a criatividade, o pensamento crítico e a reflexão. O desafio reside na implementação de políticas e estratégias que promovam o desenvolvimento de competências profissionais e o uso ético e eficaz destas tecnologias na formação de futuros terapeutas ocupacionais, como declarar seu uso em trabalhos escritos, modelagem por parte dos professores e integração nas metodologias de formação.
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