Os fazeres da terapia ocupacional no campo da saúde mental infantojuvenil
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO273935681Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Saúde Mental, Criança, Adolescente, Competência ProfissionalResumo
Introdução: Embora, ao longo da história, a terapia ocupacional acompanhe ativamente o desenvolvimento do campo da saúde mental infantojuvenil, há pouca produção sobre os elementos que caracterizam o núcleo da profissão neste campo, destacando-se a importância de pesquisas que avancem nesta direção. Objetivos: Identificar a perspectiva de terapeutas ocupacionais envolvidos na atenção psicossocial de crianças e adolescentes sobre o núcleo profissional da terapia ocupacional no campo da saúde mental infantojuvenil, além de analisar como os demais profissionais envolvidos na atenção psicossocial de crianças e adolescentes descrevem a prática de terapeutas ocupacionais neste campo. Método: Estudo com abordagem qualiquantitativa, desenvolvido em duas fases. A primeira contou com a participação de 107 profissionais atuantes no campo da saúde mental de crianças e adolescentes, que responderam um questionário online. Na segunda fase, participaram 32 profissionais, que compuseram quatro grupos focais virtuais. Para análise dos dados de ambas as fases, foi utilizado o software Iramuteq®. Resultados: Foram identificados como fazeres característicos da terapia ocupacional no campo da saúde mental infantojuvenil: o enfoque nas ocupações, atividades de vida diária, rotinas e cotidiano dos indivíduos; a perspectiva integral sobre os sujeitos, a tessitura de redes e o fomento à intersetorialidade; a atuação frente ao sofrimento psíquico intenso e o manejo das situações de crise; e a atuação nos casos mais graves e complexos. Conclusão: O estudo demonstra as características dos fazeres da terapia ocupacional no campo da saúde mental infantojuvenil, destacando a importância deste núcleo profissional para a construção coletiva do cuidado no referido campo.
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