Significados que terapeutas ocupacionais atribuem ao raciocínio narrativo nos processos de avaliação e intervenção dentro das unidades de cuidados críticos
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO274535733Palavras-chave:
Prática Profissional, Cuidados Críticos, Narração, Terapia OcupacionalResumo
O artigo analisa como um grupo de terapeutas ocupacionais em uma unidade de cuidados críticos atribui significado ao uso do raciocínio narrativo na avaliação e intervenção de pacientes com doenças crônicas. A pesquisa utilizou metodologia qualitativa com uma abordagem fenomenológica e uma amostragem não probabilística. As informações foram coletadas por meio da aplicação de entrevistas em profundidade com terapeutas ocupacionais que atuam em uma unidade de cuidados críticos. A partir dos diálogos, dos quais emergiram textos, que foram codificados, foram identificados temas, categorias e subcategorias que permitiram interpretar os dados coletados, a partir de uma perspectiva hermenêutica. Entre os resultados mais relevantes obtidos, pode-se evidenciar a importância atribuída por terapeutas ocupacionais de uma unidade de cuidados críticos à implementação do raciocínio narrativo e das estratégias que consideram a criação de contos e a narração de histórias nos processos de avaliação, intervenção e recuperação de pacientes com doenças críticas. Isso ocorre porque o raciocínio narrativo facilita o processo terapêutico ao permitir que os terapeutas ocupacionais compreendam o significado da doença e a influência do ambiente, fundamentando as ações terapêuticas utilizadas na avaliação e intervenção dentro dessas unidades. Como conclusão, é possível estabelecer que a aplicação do raciocínio narrativo e suas duas vertentes: a narração de contos e a criação de histórias são essenciais para a avaliação e intervenção de pacientes crônicos. Isso porque resgata a experiência do paciente, permitindo a expressão do cotidiano e reduzindo as barreiras socioculturais em um contexto biomédico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.