Sobre as ocupações de pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO277236071%20Palavras-chave:
Transtorno Autístico, Pais, Atividades CotidianasResumo
Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é compreendido como uma condição complexa, com impacto múltiplo e variável, identificada por mudanças de comportamento que podem ocorrer a partir da primeira infância, e requer que os pais desenvolvam estratégias diante das novas demandas, levando a desafios no gerenciamento e engajamento de suas ocupações. Objetivo: Compreender como se apresentavam as ocupações de pais de crianças com TEA. Método: Pesquisa qualitativa descritiva. Participaram oito pais de crianças com TEA por meio de entrevistas com perguntas semiestruturadas. As entrevistas foram gravadas e transcritas, e as respostas foram tratadas por meio da análise de conteúdo. Resultados: Os resultados revelaram que os pais enfrentam dificuldades ao reorganizar seu cotidiano, adaptar-se aos afazeres e conciliar as ocupações das crianças. Isso demonstra uma certa dependência das ocupações dos pais em relação às das crianças, visto que os primeiros frequentemente se dedicam ou priorizam as necessidades ocupacionais dos últimos. Destaca-se, também, mudanças nas formas de lazer dos pais e tentativas de adequá-las às demandas das crianças. Conclusão: A pesquisa visou compreender as ocupações dos pais de crianças com TEA e suas repercussões. Além disso, buscou construir conhecimento científico sobre as ocupações dos participantes, incrementando a discussão sobre a dimensão ocupacional e suas especificidades. Este estudo oferece subsídios para que os indivíduos analisem e compreendam seu desenvolvimento ocupacional.
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