Percepção das ocupações de mulheres com câncer de mama que exercem o papel de mãe trabalhadora: um olhar a partir do Modelo Pessoa Ambiente Ocupação
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-%208910.ctoAO278636283Palavras-chave:
Neoplasias da Mama, Atividades Cotidianas, Maternidades, TrabalhadoresResumo
Esta pesquisa aborda, a partir do Modelo Pessoa Ambiente Ocupação, como as mulheres que cumprem o papel de mães trabalhadoras percebem o impacto destes papéis, após a experiência de ter/ter tido câncer de mama, considerando todos os seus componentes e como sua interação influencia o desempenho ocupacional. A metodologia utilizada centra-se na coleta de informação, através de entrevistas a 10 mulheres sobre as suas vivências em relação a este diagnóstico, das quais cinco estão em tratamento e as restantes recuperadas. De acordo com os resultados, as mulheres percebem que seu desempenho foi impactado, devido às consequências físicas, socioemocionais e cognitivas de ter/ter tido câncer de mama. Ao mesmo tempo, gerou-se um impacto nos papéis que essas mulheres desempenham, para o qual ficou evidente a importância de contar com redes de apoio ao longo do processo. Diante disso, faz-se necessária a realização de pesquisas futuras que possam contribuir e fundamentar a importância da terapia ocupacional nessa patologia de forma a favorecer um tratamento integral, considerando suas ocupações significativas e os contextos em que estão inseridas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.