Artes e formação em terapia ocupacional: experiências e narrativas de universitárias em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO280536481

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Ensino Superior, Arte, Corpo Humano, Pandemias, Covid-19

Resumo

A presente pesquisa propõe uma análise da importância da arte na formação acadêmica, por meio da vivência das alunas do terceiro termo do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo, no módulo de ART – Arte e Corpo, no primeiro semestre de 2020. Devido à pandemia de Covid-19, através de plataformas virtuais, foram mobilizadas práticas corporais e artísticas para o cuidado individual e coletivo do grupo, com foco em dinâmicas que envolviam a construção de presença dos corpos em situação de aulas tecno-mediadas. Para isto, foram utilizados jogos, dinâmicas corporais, propostas com diferentes linguagens artísticas que tinham como objetivo promover encontro, construção de confiança, afeto e acolhimento em resposta àquilo que cada uma vivia durante aquele período de distanciamento físico e seus inúmeros efeitos. O objetivo foi registrar e analisar a importância das artes no processo formativo no módulo ART – Arte Corpo através das plataformas virtuais, em tempos de pandemia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, retrospectiva, que utiliza o método da cartografia e que buscou analisar os diários de campo dos encontros virtuais elaborados pela aluna-pesquisadora que foram compostos por suas experiências como participante do módulo e também por seu olhar focado na vivência do grupo das discentes. Também foram analisados registros fotográficos, escritas e gravações das aulas. Compreendemos que as práticas corporais e artísticas que fizeram parte do módulo puderam contribuir para a elaboração do momento da pandemia e possibilitaram a criação de um espaço de cuidado, expressividade, afeto e aprendizagem nas dimensões individual e coletiva.

Publicado

2024-12-09

Como Citar

Godoy, G. T. de, Liberman, F., & Bianchi, . P. C. (2024). Artes e formação em terapia ocupacional: experiências e narrativas de universitárias em tempos de pandemia. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 32, e3648. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO280536481

Edição

Seção

Artigo Original