Terapeutas ocupacionais novatos em unidades de cuidados críticos: quais estratégias educativas de reabilitação e cuidados são implementadas em sua formação?
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO284937043Palavras-chave:
Competência Profissional, Raciocínio Clínico, Terapia Ocupacional, Cuidados Críticos, Educação MédicaResumo
Introdução: A formação prática de terapeutas ocupacionais em unidades de cuidados críticos é essencial para o desempenho profissional em áreas de reabilitação e cuidados clínicos. Objetivo: Analisar o uso de estratégias educativas utilizadas em unidades de cuidados críticos e sua incorporação nos processos de formação profissional de terapeutas ocupacionais novatos. Método: Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com abordagem fenomenológica e design descritivo. Foi utilizado uma amostragem intencional. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, observação direta e revisão documental. Participaram quatro terapeutas ocupacionais que trabalham em um hospital de alta complexidade em Santiago, Chile. Os dados foram codificados em temas, categorias e subcategorias para análise, considerando as unidades de significado presentes nas mensagens a partir de uma perspectiva hermenêutica. Resultados: Destaca-se a necessária imbricação teórico-prática que deve existir no desenvolvimento de competências profissionais de qualidade nos ambientes de cuidados críticos. São consideradas estratégias educativas eficazes na formação de terapeutas ocupacionais novatos, como tutorias sistemáticas, participação em equipes interdisciplinares e feedback constante nas experiências em medicina intensiva. Conclusão: Enfatiza-se a importância de alcançar formação profissional de qualidade entre terapeutas ocupacionais, por meio da implementação de estratégias de colaboração interdisciplinar, reconhecendo a importância de fortalecer habilidades de comunicação efetiva entre terapeuta ocupacional e paciente crítico. Identifica-se a necessidade de consolidar um campo de formação específico em estratégias educativas para o desenvolvimento de competências profissionais em terapeutas ocupacionais novatos.
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