Adaptação transcultural do questionário Impact on Participation and Autonomy para o Brasil para pessoas com lesão medular
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO285737142%20Palavras-chave:
Tradução, Inquéritos e Questionários, Participação Social, Autonomia Pessoal, ReabilitaçãoResumo
Introdução: Pessoas com condições crônicas e/ou deficiências podem apresentar impacto no exercício de sua autonomia e participação, com prejuízo para o desempenho em atividades diárias. A mensuração desses construtos deve considerar o modelo biopsicossocial. Objetivo: Adaptar transculturalmente o questionário Impact on Participation and Autonomy para pessoas com lesão medular para uso no contexto brasileiro. Método: Estudo metodológico desenvolvido em centro de reabilitação de um hospital público brasileiro envolvendo pessoas com lesão medular maiores de 18 anos. Foram seguidos procedimentos padronizados internacionalmente para o processo de tradução-retrotradução e avaliação dos aspectos semânticos do questionário. Resultados: Foi realizada a tradução do questionário por dois profissionais independentes, seguida da síntese das traduções. Posteriormente, foram averiguadas as equivalências semântica, cultural, idiomática e conceitual pelo Comitê de Especialistas, sucedida pela retrotradução e envio ao autor do questionário. Participaram da avaliação semântica 18 pessoas com lesão medular com idade média de 38,8 anos (DP = 13,1). Os participantes apontaram que a versão final estava boa ou muito boa (n=17), sendo as questões de fácil compreensão (n=11), com itens muito importantes para o estado de saúde/doença (n=14) e que não havia dificuldades para utilizar as categorias de resposta (n=11). Conclusão: A versão adaptada do questionário Impact on Participation and Autonomy para o Brasil foi facilmente compreendida, aceita e considerada relevante pelos participantes. Após a validação, o questionário poderá ser incluído na prática clínica de reabilitação de pessoas com lesão medular, considerando os aspectos biopsicossociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.