Como a filosofia do pragmatismo tem sido utilizada na terapia ocupacional e na ciência ocupacional? Protocolo para uma revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAR286237202Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Ciência, Atividades Cotidianas, Filosofia, Projetos de Pesquisa, Literatura de Revisão como AssuntoResumo
Introdução: A Filosofia do Pragmatismo foi reconhecida por sua importância no desenvolvimento inicial da terapia ocupacional no início do século XX nos Estados Unidos. Essa perspectiva voltou a ter visibilidade como uma abordagem frutífera diante dos desafios contemporâneos. Apesar desse interesse renovado, não há estudos de revisão sobre sua utilização na literatura revisada por pares na terapia ocupacional e na ciência ocupacional. Objetivo: Apresentar o protocolo para revisão de escopo. Método: O protocolo foi guiado pela metodologia do Joanna Briggs Institute. Resultados: Este protocolo apresenta um plano abrangente para conduzir a revisão de escopo. O objetivo do estudo é identificar o estado do conhecimento sobre a filosofia do pragmatismo na terapia ocupacional e na ciência ocupacional na literatura revisada por pares nos últimos dez anos, especificando subquestões. Os critérios de inclusão abrangem literatura revisada por pares em inglês, espanhol e português (estudos conceituais e de pesquisa), com qualquer população e em qualquer contexto físico, geográfico, campo de prática e cultural. O protocolo apresenta a estratégia colaborativa de equipe para busca em bases de dados (PsycINFO, Scopus, Web of Science, MedLine e Embase) e seleção de artigos. A extração de dados incluirá informações dos documentos apresentados em uma tabela de evidências. Conceitos de pragmatismo e tendências para pesquisas futuras serão extraídos dos artigos e analisados tematicamente. Conclusão: Informamos à comunidade de pesquisa sobre nossas intenções de compreender as repercussões do pragmatismo na terapia ocupacional e na ciência ocupacional, disponibilizando publicamente o plano abrangente para a realização do estudo.
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