Interocepção e prática da terapia ocupacional pediátrica: um protocolo para uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO28633721

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Crianças, Literatura de Revisão como Assunto

Resumo

Introdução: A interocepção é relativamente nova na prática da terapia ocupacional pediátrica. A interocepção nos permite sentir e interpretar sensações internas do corpo e está relacionada à nossa capacidade de regular emoções e comportamentos. Está associado a outras funções, incluindo processamento sensorial, autorregulação e funcionamento executivo, tornando-o importante para a participação diária nas atividades da vida. Os terapeutas ocupacionais pediátricos estão considerando a interocepção como parte da intervenção, mas há pesquisas limitadas para entender como e por que os terapeutas ocupacionais usam a interocepção na prática clínica. Objetivos: O objetivo deste protocolo é descrever a metodologia e as análises a serem utilizadas para realizar uma revisão de escopo. Método: Este artigo apresenta o protocolo para uma revisão de escopo. Foi realizada uma pesquisa de literatura em dez bases de dados eletrônicas (Ovid Medline, Ovid Embase, Ovid PsycINFO, ERIC, Scopus, CINAHL, ProQuest Dissertations & Theses Global, AMED, OTDBASE e Google Scholar), literatura cinzenta e pesquisa de referências de artigos. A triagem do título e do resumo foi concluída antes da revisão do texto completo. Os artigos selecionados atenderam a critérios de inclusão rigorosos. A lista de verificação PRISMA-ScR foi usada juntamente com a Crowe Critical Appraisal Tool para garantir a extração e síntese robusta de dados dos estudos selecionados. Resultados: Foram recuperados 2.449 artigos. Dezoito artigos foram incluídos na revisão. Uma abordagem de síntese narrativa será usada para sintetizar os dados. Conclusão: Os resultados desta revisão de escopo informarão pesquisas futuras relacionadas à interocepção e à prática de terapia ocupacional pediátrica para apoiar os médicos a considerarem evidências para sustentar a prática.

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Publicado

2024-07-04

Como Citar

Clark, E., Yu, M.-L., & Brown, T. (2024). Interocepção e prática da terapia ocupacional pediátrica: um protocolo para uma revisão de escopo. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 32, e3721. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO28633721

Edição

Seção

Artigo Original