Sistematização de uma experiência de aprendizado digital: contribuições e desafios no treinamento de terapeutas ocupacionais
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO288337443Palavras-chave:
Materiais de Ensino, Tutoria, Aprendizagem por Associação de Pares, Ensino a DistânciaResumo
Introdução: Há anos que as instituições de ensino superior incluem ferramentas multimédia e recursos tecnológicos nos seus programas de formação, uma vez que a aprendizagem digital facilita o acesso ao processo educativo e se adapta às condições de vida dos alunos e professores. Nesse sentido, o uso de vídeos tem sido uma estratégia de apoio amplamente utilizada, porém suas implicações nos processos de ensinoaprendizagem ainda são motivo de estudo, principalmente quando são construídas por pares e utilizadas durante tutoriais virtuais. Objetivo: Analisar as contribuições e os desafios para a aprendizagem dos alunos quando são utilizados vídeos protagonizados por pares durante tutoriais virtuais síncronos, com base na opinião dos protagonistas da experiência. Metodologia: Utiliza-se uma abordagem mista de sistematização da prática qualitativa-quantitativa. A informação foi produzida através de dois grupos focais com 13 professores e através de um questionário online respondido por 84 alunos. Os dados qualitativos foram submetidos a uma análise de conteúdo categorial e os dados quantitativos a uma análise estatística descritiva. Resultados:Vídeos estrelados por pares melhoram a aquisição de conhecimentos e habilidades, facilitam a discussão em grupo e a aprendizagem ativa. São valorizados como uma estratégia dinâmica que organiza o processo tutorial, é próxima e oferece maior confiança aos alunos no seu processo de formação. Conclusões: Não há contribuição substantiva para o desenvolvimento do raciocínio profissional. Recomenda-se seu uso de forma planejada incluindo temas que sejam significativos para alunos e professores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.