Uma experiência de pesquisa/intervenção da terapia ocupacional social para um cuidado ativo e democrático a jovens estudantes no contexto pós-pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoRE288637481

Palavras-chave:

Juventudes, Educação, Evasão Escolar, Rede Social de Suporte, Comunidade

Resumo

A pandemia de CoVID-19 agravou muitas problemáticas não suficientemente enfrentadas pelas políticas públicas sociais do Brasil. A evasão escolar é uma delas e afeta desproporcionalmente jovens das classes populares, em especial aqueles que são pobres, negros e periféricos, demandando corresponsabilidade de diferentes setores e atores sociais. A experiência da pesquisa/intervenção da qual decorre este texto voltou-se para as matrizes explicativas que incidiram e permanecem incidindo na ocorrência da evasão e/ou desistência escolar, além da compreensão e busca da superação dos motivos impeditivos do retorno ou da permanência do jovem à/na escola. Uma equipe interinstitucional formada por pesquisadores vinculados à Rede Metuia – Terapia Ocupacional Social, composta também por jovens universitários e jovens estudantes do Ensino Médio, vem desenvolvendo esta pesquisa/intervenção nas cidades de São Carlos e Santos (SP), João Pessoa (PB), Petrolina (PE), Brasília/Ceilândia (DF) e Simão Dias (SE). Para tanto, tendo como base a pesquisa-participante e a terapia ocupacional social, jovens universitários e jovens pesquisadores em suas escolas e/ou comunidades têm acompanhado, de forma singular e territorial, outros jovens que estão fora da escola. Agregando-se outras estratégias metodológicas, tais como questionários, photovoice, entrevistas, painel de especialistas, seminários locais e internacionais, bem como ampliando-se a ideia da “busca ativa”, que tem sido exigida dos profissionais da educação, pretende-se um cuidado ativo e democrático, corresponsabilizando todos que compõem a rede social de suporte dos jovens em seus territórios. Trata-se aqui de compartilhar essa experiência desde sua construção aos questionamentos decorrentes dos seus dois primeiros anos.

Publicado

2024-10-31

Como Citar

Lopes, R. E. ., Pereira, B. P., Pan, L. C., Barreiro, R. G., Silva, M. J. da, Malfitano, A. P. S., … Borba, P. L. de O. (2024). Uma experiência de pesquisa/intervenção da terapia ocupacional social para um cuidado ativo e democrático a jovens estudantes no contexto pós-pandêmico. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 32, e3748. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoRE288637481

Edição

Seção

Relato de Experiência ou Estudo de Caso