Terapia ocupacional e objeto profissional: concepções teórico-práticas de profissionais no nordeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO289437531Palavras-chave:
Epistemologia, Fundamentos, Identificação Profissional, Terapia OcupacionalResumo
Introdução: Na terapia ocupacional brasileira, diversas formas de expressar e compreender seu objeto de intervenção e elementos constituintes são observadas. Contudo, a literatura revela uma produção escassa de estudos sobre como os terapeutas ocupacionais, atuantes na prática, descrevem e conceituam esse objeto de trabalho, especialmente considerando vivências em outras regiões do país, distintas da região Sudeste. Objetivo: Identificar como terapeutas ocupacionais que atuam na região nordeste do Brasil descrevem o objeto profissional da terapia ocupacional. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza exploratória, realizado entre setembro e novembro de 2022, com 33 profissionais de diversos campos de intervenção. Os dados foram coletados por meio de um questionário on-line semiestruturado e analisados com base na técnica de análise temática. Resultados: As(os) terapeutas ocupacionais descreveram o objeto profissional a partir do seu papel profissional e de sua finalidade, destacando as competências e atribuições da terapia ocupacional. Essas(es) profissionais utilizaram ainda uma variedade de termos para nomear e caracterizar seu objeto de trabalho na atuação prática, como ocupação, fazer humano, desempenho ocupacional, atividades práticas, entre outros. Conclusão: Embora o termo “ocupação” tenha se destacado nos discursos, ele nem sempre se associava diretamente a referenciais teóricos, metodológicos ou práticos concordantes. A experiência prática das(os) terapeutas ocupacionais deste estudo demonstrou ser o principal substrato para explicarem o seu saber-fazer profissional.
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