Desafios para uma prática terapêuticoocupacional que promova autonomia e emancipação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoEN391037791

Palavras-chave:

Autonomia, Emancipação Social, Democracia, Educação, Terapia Ocupacional

Resumo

Este texto discute a autonomia e a emancipação como objetivos da terapia ocupacional, inspirando-se nas reflexões de Vladimir Safatle para relacioná-las com conceitos como liberdade e democracia. Destaca-se a visão limitada da sociedade contemporânea, que frequentemente reduz a autonomia a um processo exclusivamente individual. Em diálogo com Luiz Silva e Paulo Freire, busca-se explorar dimensões dos processos de emancipação que incluem a conscientização das opressões vivenciadas e o exercício da autonomia de maneira livre. Argumenta-se que a terapia ocupacional social, ao adotar os princípios freirianos de educação crítica e libertadora, pode ser entendida como uma ferramenta para enfrentar os desafios postos. Discute-se, em particular, a prática de terapia ocupacional social desenvolvida com jovens na escola pública, que, ao buscar a promoção da autonomia e emancipação, pode contribuir para fortalecer o protagonismo juvenil e, de forma mais ampla, para uma inclusão e democracia radicais.

Publicado

2024-12-09

Como Citar

Cavicchioni, S. C., & Pan, L. C. (2024). Desafios para uma prática terapêuticoocupacional que promova autonomia e emancipação. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 32(spe1), e3779. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoEN391037791

Edição

Seção

Artigo de Reflexão ou Ensaio