O processo de ensino-aprendizagem de saúde mental em terapia ocupacional: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAR391337831

Palavras-chave:

Ensino, Saúde Mental, Terapia Ocupacional, Revisão

Resumo

Introdução: A formação acadêmica contemporânea vem exigindo atualizações das habilidades e das competências a serem adquiridas pelos futuros profissionais para acompanhar as mudanças nos paradigmas da saúde e da atenção psicossocial. A formação de terapeutas ocupacionais para o contexto de saúde mental é analisada sobre a perspectiva do processo de ensino-aprendizagem. Objetivo: O objetivo da pesquisa foi analisar as produções científicas e identificar referenciais teóricos-metodológicos sobre o ensino de saúde mental na formação de terapeutas ocupacionais. Método: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura utilizando os descritores “occupational therapy”, “teaching” e “mental health” nas bases Web of Science e Scopus de artigos publicados entre 2020 e 2024. Resultados: Cinco artigos científicos integraram a amostra final da revisão, sendo um artigo de reflexão e os demais artigos experimentais. O artigo de reflexão (n=1) discorreu sobre a prática profissional baseada nos conceitos da ocupação significativa voltada para autonomia e inclusão social dos usuários. Os artigos experimentais (n=4) descreveram intervenções realizadas com os alunos para aproximá-los da prática profissional, por meio da inclusão efetiva dos usuários no curso e no currículo, e incentivo ao uso de dispositivos de realidade virtual. Conclusão: Tendências foram sinalizadas para a realização de pesquisas complementares, como o cumprimento das normas mundiais de ensino e a avaliação da integração do usuário e do uso de tecnologias de simulação para o ensino na realidade brasileira.

Publicado

2025-04-11

Como Citar

Faria, I. B. A. de, & Constantinidis, T. C. (2025). O processo de ensino-aprendizagem de saúde mental em terapia ocupacional: uma revisão de literatura. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 33, e3783. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAR391337831

Edição

Seção

Artigo de Revisão e/ou Atualização de Literatura