CADERNOS DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UFSCar: APONTAMENTOS ACERCA DE SEUS VINTE ANOS DE PUBLICAÇÃO / OCCUPATIONAL THERAPY JOURNAL FROM THE FEDERAL UNIVERSITY OF SÃO CARLOS: REFLECTIONS ABOUT THEIR TWENTY YEARS OF EXISTENCE

Authors

  • MARIA LUISA GUILLAUMON EMMEL
  • ANA PAULA SERRATA MALFITANO
  • MICHELLE SELMA HAHN
  • MARINA SILVEIRA PALHARES

Abstract

O ensaio apresentado foi produzido em função da comemoração dos vinte anos dos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar com o intuito de realizar uma análise acerca de sua produção publicada e sua consonância com o desenvolvimento político, acadêmico e profissional da área de terapia ocupacional.
Para tanto, utilizou-se como método a leitura dos resumos e das palavras-chave dos 259 manuscritos publicados no período de maio/1990 a agosto/2010. A partir daí levantaram-se áreas temáticas abordadas nos textos e sua evolução no decorrer da linha do tempo. Os resultados mostram que se trata de um relevante canal de divulgação e disseminação do conhecimento na área, retratando temas sempre presentes, bem como apontando temas em discussão ao longo do tempo, além de relatar a emergência de campos de interesse. Por fim, apontam-se a trajetória positiva traçada e o desafio futuro de alcance da qualificação do periódico e seu reconhecimento formal e institucional como um instrumento de divulgação do conhecimento e de experiências na terapia ocupacional brasileira, buscando, especificamente, a indexação em bases de dados científicas relevantes para a área.

Published

2010-11-19

How to Cite

EMMEL, M. L. G., MALFITANO, A. P. S., HAHN, M. S., & PALHARES, M. S. (2010). CADERNOS DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UFSCar: APONTAMENTOS ACERCA DE SEUS VINTE ANOS DE PUBLICAÇÃO / OCCUPATIONAL THERAPY JOURNAL FROM THE FEDERAL UNIVERSITY OF SÃO CARLOS: REFLECTIONS ABOUT THEIR TWENTY YEARS OF EXISTENCE. Brazilian Journal of Occupational Therapy, 18(3). Retrieved from https://cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/384

Issue

Section

Article of Reflection or Essay