Perspectiva de gênero e diversidade sexual no currículo de Terapia Ocupacional da Universidade de Magallanes
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO400538982Palavras-chave:
Perspectiva de Gênero, Diversidade de Gênero, Currículo, Terapia Ocupacional, SexismoResumo
Introdução: Esta pesquisa se concentra nos conceitos de diversidade sexual, perspectiva de gênero e currículo, mostrando se eles estão ou não presentes na formação de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade de Magallanes, Chile. Objetivo: Determinar a existência e as manifestações das perspectivas de gênero e diversidade sexual no currículo de terapia ocupacional. Método: Estudo misto, com escopo descritivo e desenho feminista com perspectiva de gênero, em que os dados são coletados de documentos oficiais (programa de estudos e programas de disciplinas) e das experiências, vivências e histórias de alunos e professores. Resultados: Em termos ao plano de estudos do curso de Terapia Ocupacional 2020, é possível observar o uso preferencial do masculino, a inexistência de estratégias tipográficas, de divisão ou de outras estratégias alternativas. Em relação ao uso da linguagem inclusiva nos programas de graduação, foram analisados 23 programas de disciplinas, nos quais se pode observar que há um esforço majoritário para ser inclusivo, sendo as estratégias mais usadas o uso de expressões neutras e formas impessoais. Em termos de percepções de professores e alunos sobre a inclusão de perspectivas de gênero e diversidade sexual no currículo oculto do curso de terapia ocupacional e estratégias de sala de aula, ficou evidente que ambos os grupos reconheceram a importância dessas abordagens para um aprendizado mais equitativo. Conclusão: Houve uma evolução ao longo do tempo, com práticas mais inclusivas, sendo ainda necessário mais desenvolvimento.
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