CARACTERIZAÇÃO DA DEMANDA PARA A TERAPIA OCUPACIONAL DO PROGRAMA DE SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA UNIDADE SAÚDE ESCOLA (USE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS) / CHARACTERIZATION OF THE DEMAND FOR OCCUPATIONAL THERAPY FROM THE HEALTH OF CHILDREN
Resumo
Como parte da atividade de extensão “Atenção em Terapia Ocupacional junto a crianças com sequelas neurológicas e disfunções físicas”, foi realizada a presente pesquisa junto à lista de espera para o atendimento em Terapia Ocupacional do Programa de Saúde da Criança e do Adolescente, da Unidade Saúde Escola (USE-UFSCAR), observando-se uma inconsistência nos dados da demanda e a pouca movimentação de pacientes da lista. O objetivo da pesquisa foi realizar a caracterização da demanda para o serviço. O levantamento foi realizado por meio de questionário via contato telefônico junto aos 49 responsáveis pelas crianças e adolescentes da lista de espera do Programa. A caracterização da clientela foi realizada segundo faixa etária, queixa baseada na resposta do informante, utilização de outros serviços de saúde, escolaridade e presença de encaminhamentos. Foram identificadas quatro crianças de zero a três anos, sete crianças de quatro a seis anos, 24 de sete a doze anos e 14 adolescentes de treze a dezessete anos. Destaca-se o alto número de queixas manifestadas pelos responsáveis relacionadas a dificuldades escolares, grande número de queixas inespecíficas, casos de síndromes, disfunção física e um caso de autismo. A maioria das crianças não recebe outros atendimentos, e os que recebem citam Fisioterapia e Fonoaudiologia. A maioria das crianças e adolescentes frequenta escola regular. De 49 casos na lista de espera do serviço, apenas nove têm encaminhamento médico por escrito. A partir dos resultados obtidos foram propostas algumas ações: o recebimento de encaminhamentos ao serviço por meio formal, inserção de crianças em projetos de extensão e atendimentos em disciplinas, implementação de um formulário de triagem para o serviço e indicação da contratação de um Terapeuta Ocupacional para o Programa de Saúde da Criança da USE.
Palavras-chave: Classificação, Terapia Ocupacional, Organização Institucional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.