O BRINCAR PARA CRIANÇAS DA DÉCADA DE 80
Resumo
Este estudo teve por objetivos descrever e analisar as brincadeiras, atividades e brinquedos de crianças, na década de 80, bem como as práticas de educação utilizadas pelas mães frente a esses aspectos da rotina diária com seus filhos. Os dados foram obtidos através da análise das respostas de 55 mães a 40 questões e itens do Roteiro Reestruturado de BIASOLI-ALVES E GRAMINHA (1979) relativos a atividades e brinquedos. Os resultados indicam que: 1) existe um alto nível de estimulação, seja em situações, centralizados na utilização de objetos ou vinculados a interação adulto / criança; 2) as mães valorizam a liberdade oferecida à criança no seu dia-a-dia, embora elas determinem em grande parte como se dá a rotina da criança; 3) há um número grnade e diversificado de atividades onde adultos e crianças participam, incluindo festas, visitas e o lazer; 4) para os pais, brincar e brincar bem, com alegria e espontaneidade é sinônimo de que a criança está saudável e se desenvolvendo bem. Discute-se a visão que os pais têm sobre qual o sentido de brincar; o tipo de liberdade que a prática de educação vem oferecendo e a busca por eles do saber dos especialistas e do que diz a literatura de divulgação.Downloads
Publicado
2008-10-15
Como Citar
Simionato-Tozo, S. M. P., & Alves, Z. M. M. B. (2008). O BRINCAR PARA CRIANÇAS DA DÉCADA DE 80. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 3(2). Recuperado de https://cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/45
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