A AÇÃO COMO PRECURSORA DO PENSAMENTO NO HUMANO / ACTION AS PRECURSOR TO HUMAN THOUGHT
Resumo
Apresentamos a construção e a experiência de ensino do módulo “A Ação como Precursora do Pensamento no Humano” no curso de Terapia Ocupacional da UNIFESP/Baixada Santista cujo objetivo foi criar uma matriz teórica centrada na ação humana e articular esse conjunto de conhecimentos nas diversas áreas da Terapia Ocupacional. Descrevemos alguns conceitos teóricos de autores de referência para este estudo que foram articulados com o campo da Terapia Ocupacional e verificados no processo de ensino do módulo como ferramentas para a fundamentação teórica desse campo de conhecimento. Posteriormente, discutimos alguns exemplos de metodologia utilizados nesse processo e os resultados junto aos alunos. O resultado mais significativo desse processo de ensino e aprendizagem foi a observação de uma valorização da profissão pelos alunos em questão, pois, na construção do módulo, entre docentes e discentes, buscaram-se subsídios teóricos próprios para a Terapia Ocupacional e também uma articulação com todas as áreas desse campo (saúde mental, campo social, reabilitação física, educação, etc.).
Palavras-chave: Terapia Ocupacional; Cognição; Atividades Cotidianas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.