A AÇÃO COMO PRECURSORA DO PENSAMENTO NO HUMANO / ACTION AS PRECURSOR TO HUMAN THOUGHT

Autores

  • FERNANDA CRISTINA MARQUETTI UNIFESP
  • ROBERTO TYKANORI KINOSHITA UNIFESP

Resumo

Apresentamos a construção e a experiência de ensino do módulo “A Ação como Precursora do Pensamento no Humano” no curso de Terapia Ocupacional da UNIFESP/Baixada Santista cujo objetivo foi criar uma matriz teórica centrada na ação humana e articular esse conjunto de conhecimentos nas diversas áreas da Terapia Ocupacional. Descrevemos alguns conceitos teóricos de autores de referência para este estudo que foram articulados com o campo da Terapia Ocupacional e verificados no processo de ensino do módulo como ferramentas para a fundamentação teórica desse campo de conhecimento. Posteriormente, discutimos alguns exemplos de metodologia utilizados nesse processo e os resultados junto aos alunos. O resultado mais significativo desse processo de ensino e aprendizagem foi a observação de uma valorização da profissão pelos alunos em questão, pois, na construção do módulo, entre docentes e discentes, buscaram-se subsídios teóricos próprios para a Terapia Ocupacional e também uma articulação com todas as áreas desse campo (saúde mental, campo social, reabilitação física, educação, etc.).

Palavras-chave: Terapia Ocupacional; Cognição; Atividades Cotidianas.

Downloads

Publicado

2011-08-01

Como Citar

MARQUETTI, F. C., & KINOSHITA, R. T. (2011). A AÇÃO COMO PRECURSORA DO PENSAMENTO NO HUMANO / ACTION AS PRECURSOR TO HUMAN THOUGHT. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 19(2). Recuperado de https://cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/463

Edição

Seção

Relato de Experiência ou Estudo de Caso