RELATO DE EXPERIÊNCIA: TREINAMENTO TÉCNICO EM GERONTOLOGIA / EXPERIENCE REPORT: TECHNICAL TRAINING IN GERONTOLOGY
Resumo
Este relato de experiência teve como principal objetivo contribuir na formação prática de uma aluna de graduação na área de gerontologia junto às atividades de uma empresa, focalizando atividades de desempenho dessa aluna frente às diferentes etapas de um projeto de pesquisa científica. Buscou também criar condições para o pleno aproveitamento acadêmico, além de proporcionar novas experiências, colocando a aluna o mais próximo possível do contexto real. O tema principal da pesquisa foi o uso diário de medicamentos por pessoas idosas e as estratégias tecnológicas utilizadas para a sua organização, a sua guarda e o seu controle. O eixo metodológico de trabalho para o desenvolvimento das atividades foi delineado na participação ativa, baseada na aprendizagem do adulto e fundamentada na abordagem construtivista do processo de ensino e aprendizagem. Um dos principais meios de construção desse processo foi o treinamento para a aplicação de entrevistas semiestruturadas junto a idosos (n=50) atendidos pelo médico geriatra de duas clínicas médicas e representantes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (n=3) no município de São Carlos-SP, no segundo semestre de 2007. A articulação entre teoria e prática, por meio de simulações possibilitou a ampliação das habilidades e vivências da aluna. O momento das simulações favoreceu o fortalecimento entre a teoria e a prática, do aprendizado profissional, já que foi possível “errar e corrigir” e “aprender fazendo”.
Palavras-chave: Gerontologia; Aprendizagem; Ensino; Entrevista.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.