O JOGO DO FAZ-DE-CONTA, A ESTÓRIA E A PALAVRA ESCRITA - LAGUMAS DE SUAS INTERRELAÇÕES
Resumo
O jogo de faz-de-conta e a estória vem sendo apontados pleos estudiosos do comportamento infantil como relevantes à aprendizagem da leitura-escrita, quer porque parecem existir semelhanças entre o simbolismo do jogo e o da escrita, quer pelas características em comum que o relato de estórias parece manter com o relato escrito. Além disso, as pesquisas têm mostrado vários tipos de interrelações entre o jogo e a estória. Assim é que existem indicações de que estas duas atividades se desenvolvem de forma entrecruzada - o jogo de faz-de-conta como que apóia o desenvolvimento da capacidade de relatar estórias em suas fases iniciais; existem ainda indicações de efeitos facilitadores da dramatização sobre a compreensão e recordação de estórias. Nosso objetivo aqui é sistematizar a contribuição destes estudos na medida em que orientam para a discussão de questões teóricas que interessam à compreensão do desenvolvimento infantil e considerando ainda o auxílio que, em princípio, podem dar à prática de profissionais que çidam com crianças da faixa pré-escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.