A produção de acesso da população idosa ao território da cultura: uma experiência de Terapia Ocupacional num museu de arte / Producing access for the elderly to territories of culture: an experience of occupational therapy in an art museum
DOI:
https://doi.org/10.4322/cto.2014.014Resumo
De 1996 a 2009, o Laboratório de Estudos e Pesquisas Arte, Corpo e Terapia Ocupacional estabeleceu uma cooperação com o Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP), atuando em parceria no Lazer com Arte para a Terceira Idade (LAPTI), programa da Divisão Técnico-Científica de Educação e Arte do Museu de Arte Contemporânea – MAC-USP, que oferece à população idosa uma iniciação na práxis artística contemporânea. O presente artigo apresenta a experiência do trabalho interdisciplinar desenvolvido no LAPTI no ano de 2006. O método adotado no programa tem como referência a Abordagem Triangular de Ensino da Arte. Assim, a apreciação das obras do acervo e a contextualização das poéticas visuais de artistas selecionados formaram a base a partir da qual os participantes desenvolveram suas próprias poéticas. Em momento preparatório para o trabalho em ateliê, foram desenvolvidas dinâmicas de grupo, nas quais o terapeuta ocupacional e o estagiário coordenavam atividades de percepção corporal, rodas de conversa e acompanhamento dos participantes em suas demandas ligadas aos desafios da criação e do acesso aos territórios socioculturais. A relevância do processo vivido evidenciou-se nos temas propostos pelos integrantes nas rodas de conversas ou surgidos durante os trabalhos corporais. A qualidade estética da produção dos participantes resultou em satisfação pessoal e grupal e provocou admiração do público que visitou o ateliê e a exposição organizada a partir dessa produção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.