O Programa Bolsa Família e a questão de gênero: Desafios e percepções para a atuação do terapeuta ocupacional/ The “Bolsa Familia” program and the matter of gender: Challenges and perceptions for the role of occupational therapists
DOI:
https://doi.org/10.4322/cto.2014.022Resumo
Este artigo propõe uma reflexão crítica e se inscreve no campo de análise dos fatores que constroem, naturalizam e reproduzem as desigualdades sociais na estruturação e no desenvolvimento da sociedade brasileira atual. Especificamente, realiza tal desafio através de percepções da manutenção da relação de papéis entre mulheres, partindo das relações existentes entre a questão de gênero, sistema de proteção social e papel de poder. Toma como campo privilegiado para essa reflexão a análise de mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família enquanto locus de desafio de atuação da Terapia Ocupacional, considerando os aspectos históricos e sociais decorrentes do cenário em que essas mulheres se inserem e a consequente fragilidade dos vínculos relacionais. Analisa, também, os objetivos propostos pelo programa e as possíveis contribuições dele para o empoderamento daquelas mulheres, além de pautar-se na recente inserção do terapeuta ocupacional no Sistema Único da Assistência Social – SUAS, legitimando sua prática em tal campo e abrindo possibilidades para a sua atuação nesse sistema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.