Construção do instrumento de avaliação de terapia ocupacional em contexto hospitalar pediátrico: sistematizando informações/Construction of an assessment instrument of occupational therapy in pediatric hospital contexts: systematizing information
Resumo
A hospitalização infantil configura-se como uma experiência estressante que pode levar à perda significativa da autonomia de uma criança com doença crônica. As crianças hospitalizadas devem ser avaliadas pelo terapeuta ocupacional em relação ao enfrentamento da doença e às repercussões da hospitalização no desempenho de suas habilidades nas diferentes áreas de ocupação. Este artigo visa descrever o processo de construção de um instrumento de avaliação de Terapia Ocupacional em contexto hospitalar pediátrico no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foram realizados dois processos de estudo: um levantamento bibliográfico e um levantamento das questões abordadas cotidianamente pelos autores desse trabalho durante a avaliação das crianças internadas. Na pesquisa bibliográfica não foram encontrados instrumentos de avaliação específicos que respondessem às questões relacionadas ao impacto da hospitalização no cotidiano e/ou desenvolvimento infantil. Devido à complexidade de demandas apresentadas pelos pacientes, a ampla faixa etária compreendida e a necessidade de elaborar uma avaliação específica de Terapia Ocupacional, foram criados três instrumentos: Triagem de Terapia Ocupacional e Avaliação de Terapia Ocupacional em Contexto Hospitalar Pediátrico 1 e 2. Os instrumentos criados estão sendo utilizados como piloto para posterior análise.
http://dx.doi.org/10.4322/cto.2012.018
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.