Perfil cognitivo e funcional de idosos frequentadores dos Centros de Convivência para idosos da cidade de Santos, SP/The Cognitive and Functional Profile of the elderly that frequent the Community Center for the Elderly in the municipality of Santos, Sao

Autores

  • Nathalia Barros Andrade Universidade Federal de São Paulo
  • Marcia Maria Pires Camargo Novelli Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO396

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Envelhecimento, Promoção da Saúde, Capacidade Funcional, Cognição

Resumo

Introdução: O crescente aumento da população deve ser acompanhado pela promoção do envelhecimento saudável e a manutenção da máxima capacidade funcional. Objetivo: Identificar o perfil cognitivo e funcional dos idosos que frequentam os Centros de Convivência para terceira idade (Ceconvs) de Santos. Método: Foram avaliados 90 idosos, através dos instrumentos: Questionário de Perfil Sociodemográfico, Questionário Socioeconômico, Mini Exame do Estado Mental (MEEM), Questionário de Queixas Subjetivas de Memória (MAC-Q), Escala de Independência em Atividades da Vida Diária (Escala de Katz) e Escala de Atividades Instrumentais da Vida Diária de Lawton e Brody. Resultados: A média de idade dos idosos foi de 72,5 anos, o gênero predominante foi o feminino (95,5 %). Houve a predominância de participantes com 1 a 4 anos de escolaridade e a classe econômica dominante foi a classe C. Nas pontuações do MEEM, 63,33% dos participantes estavam abaixo da nota de corte e no MAC-Q, 71,11% dos idosos apresentaram disfunções subjetivas de memória. Em relação à funcionalidade, nas Atividades Básicas da Vida Diária (ABVD), 84,44% dos participantes são independentes. Já para as Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD), apenas 33,33% dos participantes são independentes. Nas análises estatísticas entre o perfil cognitivo e de desempenho funcional, foram encontradas associações entre o MEEM e o MAC-Q, MEEM e a Escala de Lawton e Brody e MAC-Q e a Escala de Lawton e Brody. Conclusão: Parte significativa dos idosos frequentadores dos Ceconvs da cidade de Santos apresentam declínios funcionais para atividades básicas e instrumentais da vida diária e declínios cognitivos.

Biografia do Autor

Nathalia Barros Andrade, Universidade Federal de São Paulo

Nathalia Barros de Andrade / e-mail:nathaliaba@gmail.com / Terapeuta Ocupacional Especialista em Gerontologia pela UNIFESP; Graduação de Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Paulo/ UNIFESP(2010) . Especialista em Gerontologia pela UNIFESP (2011).

Marcia Maria Pires Camargo Novelli, Universidade Federal de São Paulo

Marcia Maria Pires Camargo Novelli / e-mail:mnovelli@uol.com.br/ Docente do Curso de Terapia Ocupacional – Departamento de Gestão e Cuidados em Saúde, Campus Baixada Santista – UNIFESP.

Downloads

Publicado

2015-03-30

Como Citar

Andrade, N. B., & Novelli, M. M. P. C. (2015). Perfil cognitivo e funcional de idosos frequentadores dos Centros de Convivência para idosos da cidade de Santos, SP/The Cognitive and Functional Profile of the elderly that frequent the Community Center for the Elderly in the municipality of Santos, Sao. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 23(1), 143–152. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO396

Edição

Seção

Artigo Original