Padrão do uso de álcool por usuários de uma Unidade de Saúde da Família / Pattern of alcohol use by users of a family health unit
DOI:
https://doi.org/10.4322/cto.2014.027Resumo
Introdução: No contexto das drogas, o álcool é um dos maiores problemas de saúde pública. Objetivo: identificar o padrão de consumo de bebida alcoólica dos usuários de uma Unidade de Saúde da Família do interior paulista, durante o acolhimento. Métodos: Estudo exploratório, transversal, de método quantitativo, com a utilização do Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT) em 100 usuários adultos do serviço da rede de Atenção Primária à Saúde. Realizou-se análise estatística descritiva. Resultados: Da amostra, 74% são mulheres, 85% fazem uso de bebida alcoólica em baixo risco, 19% são adultos jovens, o beber em excesso foi relatado pela minoria dos entrevistados. Da amostra, 42% dos católicos nunca fizeram uso de álcool em binge, seguidos pelos evangélicos, com 22%. Conclusões: Os profissionais de saúde precisam ter conhecimento sobre o padrão de consumo de álcool dos moradores do território de abrangência da sua unidade, para que possam desenvolver ações de prevenção e promoção da saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.