Influência da educação integral na prevalência de transtorno do desenvolvimento da coordenação em crianças em idade escolar/Influence of full-time education in the prevalence of developmental coordination disorder in school age children
DOI:
https://doi.org/10.4322/cto.2014.075Palavras-chave:
Ambiente Escolar, Desenvolvimento, Transtorno de Desenvolvimento da CoordenaçãoResumo
Objetivos: Verificar a prevalência do Transtorno de Desenvolvimento da Coordenação (TDC) em crianças entre 7 e 10 anos de idade que participam do programa de educação integral e em crianças que cursaram apenas o ensino regular, avaliando a influência dos componentes de desempenho sobre o desenvolvimento motor relacionado ao TDC. Metodologia: A amostra foi constituída por 50 crianças, divididas em dois grupos conforme o tipo de educação recebida. Para avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor foi utilizado o teste ABC do movimento, sendo a prevalência de TDC calculada conforme as normas britânicas para crianças de 4 a 16 anos de idade. A relação entre o tipo de educação e o desenvolvimento motor foi analisada pelo teste de Mann-Whitney e a relação entre componentes de desempenho foi analisada pelo Coeficiente de Correlação de Spearman. Resultados: A prevalência de TDC entre as crianças avaliadas foi de 8%. Não foi observada relação significativa entre as variáveis tipo de educação e desempenho motor das crianças. Observou-se forte correlação entre o componente destreza manual e a presença de TDC e relação significativa entre a incidência de TDC e o gênero, sendo maior o número de meninas que apresentaram o transtorno. Conclusão: Resultados encontrados sugerem que o programa de educação integral pode não estar exercendo influência no desempenho das crianças, como preconizado. Esse fato pode estar relacionado à forma como o programa é estruturado nas escolas e com a organização do funcionamento e sugerem a necessidade de uma avaliação do programa de educação integral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.