O ensino de Terapia Ocupacional na clínica das dependências: Uma experiência na liga acadêmica de farmacodependências (PROAD – UNIFESP) / Teaching Occupational Therapy on the Addiction Field - An experience in a multidisciplinary context with undergraduat
DOI:
https://doi.org/10.4322/cto.2014.036Resumo
Objetiva-se discutir o ensino de Terapia Ocupacional (TO) no contexto da dependência química com alunos de graduação. Visando debater sobre a experiência da prática multidisciplinar supervisionada durante o trajeto de formação acadêmica, apresenta-se a Liga Acadêmica de Farmacodependências (LFD) como espaço para compreensão do fenômeno da dependência e da construção da clínica. Foi realizado um estudo qualitativo, de caráter observacional, no qual foi realizada a análise de conteúdo das discussões realizadas entre os preceptores e os 25 alunos de diferentes cursos (TO, Psicologia, Enfermagem e Medicina) que compõem a LFD, vinculada ao PROAD (Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes) da Universidade Federal de São Paulo. Foram observadas articulações acerca da construção do raciocínio clínico em TO, assim como sobre a constituição do olhar do aluno enquanto profissional membro de uma equipe multidisciplinar. A experiência da construção da especificidade da TO, somada à articulação de diferentes olhares na supervisão coletiva, favoreceu a construção de uma compreensão ampliada sobre os sujeitos atendidos na LFD. As discussões de caso coletivas permitem um diálogo multidisciplinar que vai constituindo a identidade dos alunos enquanto profissionais da saúde que se posicionam em uma equipe de raciocínio coeso. Percebeu-se que o ensino de TO, no contexto de uma liga multiprofissional, inserida em um programa de atenção a pessoas com problemas relacionadas ao uso, abuso e/ou dependência de substâncias, tem sido uma experiência de construção contínua de um espaço que visa sustentar e dialogar sobre
questões da especificidade da profissão e da sua inserção em equipe.
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