Comunidade de prática em terapia ocupacional: a avaliação do processo pelos participantes e pelos pesquisadores/Occupational therapy practice community: process evaluation by the participants and researchers

Autores

  • Sandra Maria Galheigo Universidade de São Paulo
  • Cláudia Pellegrini Braga Universidade de São Paulo
  • Fernanda Stella Risseto Mieto Universidade de São Paulo
  • Fernanda Viotti Universidad Central de Chile
  • Gabrielle Quintiliano Sarmento Universidade de São Paulo
  • Margareth Motta Hospital de Aeronáutica de São Paulo
  • Marianne Campopiano Silva Terapeuta Ocupacional
  • Mirella Ferreira Santos Universidade de São Paulo
  • Priscilla Feres Spinola Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário do Estado de São Paulo
  • Raquel Lima CAPS Infantil Perus
  • Rosa Maria de Araújo Mitre Instituto Nacional de Saúde da Criança, da Mulher e do Adolescente Fernandes Figueira/ Fiocruz
  • Thais dos Reis Olher Lagôa Hospital Santa Marcelina
  • Thelma Almir Oliveira Centro Universitário São Camilo
  • Walkyria de Almeida Santos Instituto de Oncologia Pediátrica – GRAACC

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0471

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Conhecimento, Prática Profissional

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa-ação com terapeutas ocupacionais em uma comunidade de prática, cujo objetivo foi discutir a produção de cuidado oferecida pela terapia ocupacional a crianças e adolescentes hospitalizados. Participaram da pesquisa nove terapeutas ocupacionais de hospitais da cidade de São Paulo. Foram realizados dez encontros presenciais e atividades virtuais disponibilizadas em um ambiente computacional mediado pela Web. Os encontros presenciais foram gravados e filmados. Este artigo tem como objetivo apresentar a avaliação que as participantes e pesquisadoras fizeram do processo vivido na comunidade. Por meio de análise de conteúdo, foram identificadas 17 unidades de registro, agrupadas em quatro temáticas principais: processo dialógico; implicações teórico-práticas; processo reflexivo; processo participativo e suas barreiras. A avaliação do processo mostrou que o diálogo durante os encontros colaborou para o senso de pertencimento, integração e consciência/coesão grupal, e possibilitou a discussão e a reflexão de temas relevantes sobre a prática do terapeuta ocupacional. A comunicação direta mostrou-se como a principal forma de trocas profissionais neste grupo. As condições de trabalho dos participantes, a dificuldade de acesso a computadores e ambientes de trocas virtuais, sobretrabalho gerado pelos encontros e o deslocamento nos grandes centros urbanos foram fatores complicadores para uma maior adesão dos participantes. A avaliação mostrou que essa estratégia favoreceu a construção compartilhada de saberes e que sua implementação pode fomentar a reflexão, o desenvolvimento da pesquisa e a produção de conhecimento, bem como contribuir para o aprimoramento da prática profissional do terapeuta ocupacional.

Biografia do Autor

Sandra Maria Galheigo, Universidade de São Paulo

Professora doutora, docente do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP

Cláudia Pellegrini Braga, Universidade de São Paulo

Terapeuta Ocupacional do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP

Fernanda Stella Risseto Mieto, Universidade de São Paulo

Terapeuta Ocupacional do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP

Fernanda Viotti, Universidad Central de Chile

Docente da Escuela de Terapia Ocupacional da Universidad Central de Chile

Gabrielle Quintiliano Sarmento, Universidade de São Paulo

Estudante de Terapia Ocupacional do Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP, bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq

Margareth Motta, Hospital de Aeronáutica de São Paulo

Terapeuta Ocupacional, Hospital de Aeronáutica de São Paulo

Marianne Campopiano Silva, Terapeuta Ocupacional

Terapeuta Ocupacional

Mirella Ferreira Santos, Universidade de São Paulo

Estudante de Terapia Ocupacional do Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP, bolsista Treinamento Técnico/FAPESP

Priscilla Feres Spinola, Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário do Estado de São Paulo

Terapeuta Ocupacional, Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário do Estado de São Paulo

Raquel Lima, CAPS Infantil Perus

Terapeuta Ocupacional, CAPS Infantil Perus

Rosa Maria de Araújo Mitre, Instituto Nacional de Saúde da Criança, da Mulher e do Adolescente Fernandes Figueira/ Fiocruz

Terapeuta Ocupacional, Instituto Nacional de Saúde da Criança, da Mulher e do Adolescente Fernandes Figueira/ Fiocruz

Thais dos Reis Olher Lagôa, Hospital Santa Marcelina

Terapeuta Ocupacional, Hospital Santa Marcelina

Thelma Almir Oliveira, Centro Universitário São Camilo

Terapeuta Ocupacional, supervisora de estágio do Centro Universitário São Camilo no Hospital Geral de Carapicuíba, SP

Walkyria de Almeida Santos, Instituto de Oncologia Pediátrica – GRAACC

Terapeuta Ocupacional Coordenadora, Instituto de Oncologia Pediátrica – GRAACC

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Publicado

2015-09-29

Como Citar

Galheigo, S. M., Braga, C. P., Mieto, F. S. R., Viotti, F., Sarmento, G. Q., Motta, M., … Santos, W. de A. (2015). Comunidade de prática em terapia ocupacional: a avaliação do processo pelos participantes e pelos pesquisadores/Occupational therapy practice community: process evaluation by the participants and researchers. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 23(3), 463–474. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0471

Edição

Seção

Artigo Original