Universitários canhotos: dificuldades encontradas e propostas para as atividades cotidianas/Left-handed graduate students: difficulties found and proposals presented to daily life activities
DOI:
https://doi.org/10.4322/cto.2014.074Palavras-chave:
Lateralidade Funcional, Atividades Cotidianas, EstudantesResumo
A presente pesquisa teve como objetivo identificar, por meio de um questionário, as dificuldades cotidianas de universitários canhotos e elencar suas propostas para solucionar os problemas levantados. Participaram deste estudo 135 estudantes canhotos, que responderam um questionário composto por oito perguntas abertas e cinco perguntas fechadas que englobavam informações sobre a lateralidade, atividades estudantis, laborais, de vida diária e a sugestão para melhoria em suas atividades. Verificou-se que as maiores dificuldades relatadas por estudantes universitários canhotos na vida cotidiana, no trabalho e no ambiente estudantil são, respectivamente, abrir latas, má disposição dos objetos no espaço e a inadequação das carteiras escolares. A fim de melhorar a execução de atividades nessas três esferas, as sugestões mais citadas estão relacionadas à melhoria/disponibilidade das carteiras para canhotos e o desenvolvimento de objetos adaptados para esse grupo. O estudo indica dados sobre dificuldades e sugestões que são coerentes entre si e as melhorias propostas são de fácil execução e de grande valia para essa população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.