Linha do cuidado ao idoso na atenção primária à saúde: uma perspectiva das ações da terapia ocupacional/Primary health care to elderly people: Occupational Therapy actions perspectives
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0481Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Idoso, Terapia OcupacionalResumo
No Brasil, a terapia ocupacional (TO) foi regulamentada em 1969 e, na década de 1990, se inseriu na Atenção Primária à Saúde (APS). Nesse nível assistencial, a TO atende diversas fases do desenvolvimento humano, inclusive o envelhecimento, que, em uma perspectiva de linha de cuidado e envelhecimento ativo, busca otimizar as oportunidades para a saúde, a participação e a segurança, utilizando-se os raciocínios clínicos em vista de planejar, orientar, realizar e refletir suas ações na produção da linha de cuidado. Como área de conhecimento, essa profissão considera as atividades humanas como parte da construção do próprio homem e busca entender as relações que esse homem, em atividade, estabelece em sua condição de vida e saúde. Os objetivos deste estudo foram verificar as ações e identificar a linha do cuidado na assistência da terapia ocupacional com idosos, na APS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou uma entrevista semiestruturada aplicada no período de abril a maio de 2013, com seis terapeutas ocupacionais que atendiam idosos na APS do município de Uberaba-MG. Os dados foram analisados a partir da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Observou-se que as ações da TO na produção da linha do cuidado à saúde do idoso se dão a partir do atendimento com a população, seja por meio de grupos ou individual, com a equipe durante discussões de casos, encaminhamentos ou gestão do trabalho. Essas ações se dão no território durante o diagnóstico territorial e a construção de redes, todas permeadas pelos princípios de equidade, integralidade, intersetorialidade e raciocínio clínico em TO.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.