Perfil cognitivo e funcional de idosos moradores de uma instituição de longa permanência para idosos/Cognitive and functional profile of residents of a long term institution for elderly
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0535Palavras-chave:
Idosos, Institucionalização, Avaliação Cognitiva, Avaliação FuncionalResumo
Introdução: O Brasil é um dos países em desenvolvimento onde a população de idosos mais cresce. Nesta fase da vida, estão presentes alterações, como cognitivas e funcionais, que têm grande influência na vida do indivíduo e que podem levar à institucionalização. Objetivo: Identificar o perfil cognitivo e funcional de idosos de uma ILPI em Santos-SP e verificar correlações entre as variáveis. Métodos: Utilizou-se avaliação cognitiva e funcional, além de questionário de variáveis sociodemográficas. Participaram do estudo 15 idosos. Resultados: 100% dos idosos avaliados apresentaram déficits cognitivos e funcionais. Em relação aos déficits cognitivos, foi identificado prejuízo, principalmente, nos domínios de Construção Visomotora e Operações de Pensamento. O uso da mediação melhorou o desempenho dos idosos, significativamente, nos domínios de Percepção Visual, Percepção Espacial, Práxis e Construção Visomotora. Os idosos apresentaram 54% de independência nas AVDs, sendo 66,27% de independência nas ABVDs (principalmente alimentação e continência) e 52,18% nas AIVDs (principalmente uso do telefone). Houve associação entre cognição e funcionalidade (r = 0,57; p<0,05). Conclusão: Os idosos avaliados mostraram prejuízos cognitivos e funcionais, com forte correlação; sugere-se avaliação periódica para que novas ações sejam propostas para melhora e manutenção funcional dos idosos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.