Cultura, economia, política e saber como espaços de significação na Terapia Ocupacional Social: Reflexões sobre a experiência do Ponto de Encontro e Cultura/Culture, economics, politics and knowledge as meaning-spaces in Social Occupational Therapy: refle

Autores

  • Denise Dias Barros UFSCAR
  • Debora Galvani
  • Marta Carvalho de Almeida
  • Carla Regina Silva Soares

DOI:

https://doi.org/10.4322/cto.2013.060

Resumo

Trata-se da descrição e análise da experiência do Ponto de Encontro e Cultura – PEC, desenvolvido pelo
Projeto Metuia – Universidade de São Paulo (USP-SP) entre 2007 e 2011, em São Paulo, SP, articulando a Terapia
Ocupacional às áreas de produção cultural. Ela envolveu pessoas em situação de rua, terapeutas ocupacionais e
estudantes de Terapia Ocupacional. A leitura de diferentes dimensões da experiência foi conduzida pela noção de
espaço de significação. Tomamos o espaço enquanto campo capaz de servir de articulador e de interpretação do
real, em que relações e ações potencializam as quatro esferas da ação em Terapia Ocupacional que focalizamos:
a cultura, a economia, a política e o saber. Compreendemos que o esforço coletivo de construção permanente do
PEC foi o de evidenciar suas características como pedaço, ou seja, transformando-se em um ponto de referência
comum no qual estão em jogo sociabilidades que se estabelecem pelo manejo de símbolos e códigos comuns. Assim,
notamos que, partindo do espaço da cultura, é possível tecer articulações com a economia, a saúde, a assistência
social, a política e a produção de conhecimentos.

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Publicado

2013-12-19

Como Citar

Barros, D. D., Galvani, D., Almeida, M. C. de, & Soares, C. R. S. (2013). Cultura, economia, política e saber como espaços de significação na Terapia Ocupacional Social: Reflexões sobre a experiência do Ponto de Encontro e Cultura/Culture, economics, politics and knowledge as meaning-spaces in Social Occupational Therapy: refle. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 21(3). https://doi.org/10.4322/cto.2013.060

Edição

Seção

Relato de Experiência ou Estudo de Caso