A utilização da atividade como ferramenta no processo de intervenção do terapeuta ocupacional em reabilitação neurológica/ The use of activity as a tool in the process of occupational therapy intervention in neurological rehabilitation
DOI:
https://doi.org/10.4322/cto.2013.064Resumo
Este artigo é uma reflexão teórica e tem como objetivo discutir a prática do terapeuta ocupacional em
reabilitação neurológica, com foco no uso da atividade como ferramenta de intervenção desse profissional. Para
isso, propõe-se levantar subsídios entre a estrutura e nomenclatura da Classificação Internacional de Funcionalidade,
Incapacidade e Saúde (CIF), os princípios do Modelo de Ocupação Humana e a Abordagem da Aprendizagem
Motora para Recuperação do Comportamento Motor. O desempenho de atividades cotidianas, o desenvolvimento de
hábitos e a inserção deles na rotina do sujeito com condição neurológica estimulam seus processos de aprendizagem
e adaptação. Isso permite que o sujeito adquira e organize novos padrões de desempenho satisfatórios para sua
participação. Nesse âmbito, as atividades empregadas pelo terapeuta ocupacional no processo de reabilitação
deveriam envolver funções corporais já controladas pelo sujeito, uma vez que a mudança do comportamento motor
só ocorre com base na modificação de habilidades já adquiridas. Ressalta-se a necessidade de fundamentação da
prática dos terapeutas ocupacionais no escopo teórico da própria profissão com vistas a sustentar sua identidade e
competências profissionais, além de fortalecer sua atuação.
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