Estudo de revisão sistemática sobre o uso do conceito de cotidiano no campo da Terapia Ocupacional na literatura de língua inglesa/Systematic review about everyday life in Occupational Therapy English papers

Autores

  • Mariana Moraes Salles UFSCar
  • Thelma Simões Matsukura UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoARL510

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Cotidiano, Literatura de Revisão como Assunto

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar como o conceito de cotidiano é utilizado no campo da Terapia Ocupacional, na literatura de língua inglesa e tecer considerações em relação à literatura nacional sobre o assunto. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura internacional sobre o conceito de cotidiano no campo da Terapia Ocupacional e, a partir dos resultados desta etapa, apresentam-se reflexões acerca de diferenças e similaridades observadas no uso do conceito no campo da Terapia Ocupacional no Brasil. Foram eleitos 20 artigos, selecionados a partir do Portal Periódicos Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), para análise. Encontrou-se que os autores de língua inglesa, ao tratar da ruptura do cotidiano, focalizam no auxílio necessário para ajudar o sujeito a conseguir realizar suas ocupações anteriores, de forma autônoma. Além disso, a forma das pessoas viverem a vida cotidiana é um elemento constitutivo da identidade do sujeito, as pessoas se tornam o que são a partir de suas ocupações. O cotidiano é relatado em termos ocupacionais, a vida cotidiana é compreendida pelo que as pessoas fazem de significativo em suas vidas. Aponta-se que a literatura internacional não focaliza a relação do cotidiano com o contexto sociopolítico-cultural, como a literatura nacional. Assim, discute-se que a compreensão sobre o cotidiano contextualizado é comum aos terapeutas ocupacionais brasileiros e tem o potencial de se apresentar como um constructo em torno do qual se constrói a identidade da Terapia Ocupacional brasileira contemporânea.

Biografia do Autor

Mariana Moraes Salles, UFSCar

Doutora em Cuidado em Saúde, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, SP, Brasil.

Pós-doutoranda junto ao Departamento de Terapia Ocupacional, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, SP, Brasil.

Thelma Simões Matsukura, UFSCar

Professor Associado do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar. Docente do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Departamento de Terapia Ocupacional - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-03-30

Como Citar

Salles, M. M., & Matsukura, T. S. (2015). Estudo de revisão sistemática sobre o uso do conceito de cotidiano no campo da Terapia Ocupacional na literatura de língua inglesa/Systematic review about everyday life in Occupational Therapy English papers. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 23(1), 197–210. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoARL510

Edição

Seção

Artigo de Revisão e/ou Atualização de Literatura