Instrumentos de avaliação utilizados por terapeutas ocupacionais na criança com paralisia braquial obstétrica/Assessment tools used by occupational therapists in children with obstetric brachial plexus palsy

Autores

  • Thaianny Taís Dantas Brito Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).
  • Carolinne Linhares Pinheiro Docente do curso de graduação em Terapia Ocupacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAR0555

Palavras-chave:

Paralisia Braquial Obstétrica, Criança, Avaliação, Terapia Ocupacional

Resumo

Introdução: A paralisia braquial obstétrica (PBO) é resultado de lesão do plexo braquial ao nascimento, podendo ocasionar disfunções do membro superior acometido, repercutindo de forma significativa na vida da criança. Ao avaliar a criança com PBO, o terapeuta ocupacional pode fazer uso de instrumentos de avaliação, devendo ter conhecimentos para escolher e aplicar o instrumento mais apropriado. Objetivo: O objetivo desta revisão foi analisar a literatura sobre utilização de instrumentos de avaliação por terapeutas ocupacionais na criança com PBO. Método: A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados Scirus, Cinahl, Medline, Psycinfo, Scopus e Lilacs, atendendo aos critérios de seleção: estudos realizados em crianças com PBO de 0 a 12 anos, nos idiomas inglês, português e espanhol, publicados nos últimos 10 anos, que tivessem o terapeuta ocupacional como um dos autores e/ou reportassem a aplicação do instrumento por este profissional. Resultados: Foram encontrados 15 estudos, provenientes de seis países que reportaram 17 instrumentos de avaliação, dos quais cinco desenvolvidos recentemente eram específicos para essa clientela. Não foi identificada a necessidade de modificar os instrumentos não específicos para a aplicação nas crianças com PBO, demonstrando que estes podem ser usados em seu formato original, facilitando o uso na prática clínica. A maioria dos instrumentos contemplou aspectos relacionados ao desempenho ocupacional inseridos no domínio de Atividade e Participação da Classificação Internacional de Funcionalidade, indicando a preocupação deste profissional em adequar o processo de avaliação da criança com PBO ao paradigma atual de compreensão de saúde e ao campo da Terapia Ocupacional.

Biografia do Autor

Thaianny Taís Dantas Brito, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Terapeuta Ocupacional graduada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). 

Carolinne Linhares Pinheiro, Docente do curso de graduação em Terapia Ocupacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Docente do curso de graduação em Terapia Ocupacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Especialista em Terapia Ocupacional no Desenvolvimento Infantil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2016-06-21

Como Citar

Brito, T. T. D., & Pinheiro, C. L. (2016). Instrumentos de avaliação utilizados por terapeutas ocupacionais na criança com paralisia braquial obstétrica/Assessment tools used by occupational therapists in children with obstetric brachial plexus palsy. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 24(2), 335–350. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAR0555

Edição

Seção

Artigo de Revisão e/ou Atualização de Literatura