Instrumentos de avaliação utilizados por terapeutas ocupacionais na criança com paralisia braquial obstétrica/Assessment tools used by occupational therapists in children with obstetric brachial plexus palsy
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAR0555Palavras-chave:
Paralisia Braquial Obstétrica, Criança, Avaliação, Terapia OcupacionalResumo
Introdução: A paralisia braquial obstétrica (PBO) é resultado de lesão do plexo braquial ao nascimento, podendo ocasionar disfunções do membro superior acometido, repercutindo de forma significativa na vida da criança. Ao avaliar a criança com PBO, o terapeuta ocupacional pode fazer uso de instrumentos de avaliação, devendo ter conhecimentos para escolher e aplicar o instrumento mais apropriado. Objetivo: O objetivo desta revisão foi analisar a literatura sobre utilização de instrumentos de avaliação por terapeutas ocupacionais na criança com PBO. Método: A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados Scirus, Cinahl, Medline, Psycinfo, Scopus e Lilacs, atendendo aos critérios de seleção: estudos realizados em crianças com PBO de 0 a 12 anos, nos idiomas inglês, português e espanhol, publicados nos últimos 10 anos, que tivessem o terapeuta ocupacional como um dos autores e/ou reportassem a aplicação do instrumento por este profissional. Resultados: Foram encontrados 15 estudos, provenientes de seis países que reportaram 17 instrumentos de avaliação, dos quais cinco desenvolvidos recentemente eram específicos para essa clientela. Não foi identificada a necessidade de modificar os instrumentos não específicos para a aplicação nas crianças com PBO, demonstrando que estes podem ser usados em seu formato original, facilitando o uso na prática clínica. A maioria dos instrumentos contemplou aspectos relacionados ao desempenho ocupacional inseridos no domínio de Atividade e Participação da Classificação Internacional de Funcionalidade, indicando a preocupação deste profissional em adequar o processo de avaliação da criança com PBO ao paradigma atual de compreensão de saúde e ao campo da Terapia Ocupacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.