Perfil do desenvolvimento motor de crianças entre 9 e 11 anos com baixo rendimento escolar da rede municipal de Maceió, AL / Motor development profile in 9-11 year-old children from the municipal education system of Maceio, Alagoas State, presenting low s
DOI:
https://doi.org/10.4322/cto.2014.007Resumo
Introdução: Ao longo do seu desenvolvimento, a criança pode apresentar atrasos motores que, consequentemente, podem influenciar no seu processo de aprendizado. Dessa forma, destaca-se a necessidade de uma avaliação específica para detectar precocemente tais atrasos numa tentativa de dirimir ou amenizar possíveis prejuízos associados. Objetivo: Traçar o perfil do desenvolvimento motor em crianças entre 9 e 11 anos com baixo rendimento escolar da rede municipal de ensino da cidade de Maceió, AL. Metodologia: Este artigo caracteriza-se por um estudo exploratório, descritivo, transversal, que utiliza a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) para analisar os principais componentes de desempenho. Foram realizadas avaliações com 43 crianças de ambos os sexos. Resultados: A crianças apresentaram perfis motores que variaram de “normal médio” a “muito inferior”, corroborando achados na literatura. Conclusões: Os resultados obtidos convergem com a literatura, apontando estreita relação entre desenvolvimento motor e baixo rendimento escolar, enfatizando a importância da intervenção psicomotora para a maturação de padrões motores mais complexos.Downloads
Publicado
2014-04-28
Como Citar
da Silva, M. N. S., & Dounis, A. B. (2014). Perfil do desenvolvimento motor de crianças entre 9 e 11 anos com baixo rendimento escolar da rede municipal de Maceió, AL / Motor development profile in 9-11 year-old children from the municipal education system of Maceio, Alagoas State, presenting low s. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 22(1). https://doi.org/10.4322/cto.2014.007
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.