Centro de convivência de idosos: uma abordagem de estimulação cognitiva e psicossocial/ Community center for the elderly: an approach to cognitive and psychosocial stimulation
DOI:
https://doi.org/10.4322/cto.2014.013Resumo
Objetivou-se descrever as atividades desenvolvidas em um centro de convivência de idosos e investigar a qualidade e os efeitos delas através da percepção dos participantes. Metodologia: A oficina “Deu Branco” foi um grupo aberto de estimulação cognitiva e psicossocial realizado no primeiro semestre de 2010 em um centro de convivência para terceira idade. Foram desenvolvidos 13 encontros com aproximadamente uma hora de duração cada e participaram das atividades em média oito idosos por oficina. Ao término dos encontros utilizou-se, como método de avaliação, um questionário semiestruturado, contendo questões a respeito da qualidade de cada atividade realizada e da percepção dos participantes em relação a mudanças cognitivas e psicossociais com a participação na oficina, além das observações clínicas realizadas pelas estagiárias do desempenho dos participantes. Resultados e discussão: As atividades realizadas foram qualificadas pelos participantes entre boa, muito boa e excelente, assim como foram relatadas melhoras no desempenho da memória por 100% dos participantes. Segundo a percepção clínica das estagiárias, as atividades atividades propostas contribuíram para melhoria do desempenho cognitivo, psicológico e social dos participantes durante os encontros. Conclusão: A experiência de grupo mostrou-se como um bom recurso terapêutico ocupacional de promoção e prevenção de saúde para população idosa, além de uma possibilidade de intervenção cognitiva precoce junto a essa população.Downloads
Publicado
2014-04-28
Como Citar
de Andrade, N. B., Canon, M. B. F., Zugman, C. L., Ayres, T. G., Ide, M. G., & Novelli, M. M. P. C. (2014). Centro de convivência de idosos: uma abordagem de estimulação cognitiva e psicossocial/ Community center for the elderly: an approach to cognitive and psychosocial stimulation. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 22(1). https://doi.org/10.4322/cto.2014.013
Edição
Seção
Artigo Original