Acessibilidade nas escolas de ensino fundamental de um município da região oeste de São Paulo/Accessibility in the elementary schools of a municipality west of São Paulo

Autores

  • José Médice Unisalesiano Lins - SP
  • Fabiana Cristina Frigieri De Vitta Universidade Estadual Paulista
  • Marta Helena Souza De Conti Universidade Sagrado Coração
  • Leandro Osni Zaniolo Universidade Estadual Paulista
  • Alberto De Vitta Universidade Sagrado Coração

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0528

Palavras-chave:

Acessibilidade, Escolas, Barreiras Arquitetônicas

Resumo

Este estudo teve como objetivos identificar e descrever as barreiras arquitetônicas em escolas de Ensino Fundamental, antes e depois da Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Trata-se de uma pesquisa transversal, descritiva, para mapear as condições arquitetônicas de acesso em 14 escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de uma cidade de médio porte da região oeste do Estado de São Paulo. Os ambientes foram visitados e realizou-se a coleta de informações com a utilização de protocolo padronizado. Os dados foram comparados aos estabelecidos pela ABNT-9050 e categorizados em adequados e inadequados. Observou-se que 100% das escolas, antes e depois da LDB, não apresentavam piso antiderrapante, tátil de alerta e direcional; os acessos, rampas e escadas não apresentavam guias e balizamentos; as dimensões, a empunhadura e o deslizamento dos corrimãos eram inadequados; os sanitários não tinham área de transferências, espelhos e lavatórios adaptados; não possuíam mobiliário externo, como bebedouros e balcões de atendimento adaptados e bibliotecas adaptadas. Portanto, este estudo permitiu inferir que as escolas instaladas, pré e pós-LDB, apresentaram diversos itens inadequados às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Biografia do Autor

José Médice, Unisalesiano Lins - SP

Mestre em Saúde Coletiva, Universidade do Sagrado Coração (USC), Rua Ir. Arminda, 10-50, Jd Brasil, CEP: 17011-160; Bauru, SP, Brasil

Fabiana Cristina Frigieri De Vitta, Universidade Estadual Paulista

Professora assistente do Departamento de Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Marília.

Marta Helena Souza De Conti, Universidade Sagrado Coração

Professora Doutora do Curso de Fisioterapia e do Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade do Sagrado Coração (USC), Bauru, SP, Brasil.

Leandro Osni Zaniolo, Universidade Estadual Paulista

Professor Doutor do Departamento de Psicologia da Educação da Universidade Estadual Paulista, Rodovia Araraquara-Jaú – Km 1, CEP 14800-901; Araraquara, SP, Brasil

Alberto De Vitta, Universidade Sagrado Coração

Professor Doutor do curso de Fisioterapia e do Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade do Sagrado Coração (USC), Rua Ir. Arminda, 10-50, Jd Brasil, CEP: 17011-160; Bauru, SP, Brasil;

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Publicado

2015-09-29

Como Citar

Médice, J., De Vitta, F. C. F., De Conti, M. H. S., Zaniolo, L. O., & De Vitta, A. (2015). Acessibilidade nas escolas de ensino fundamental de um município da região oeste de São Paulo/Accessibility in the elementary schools of a municipality west of São Paulo. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 23(3), 581–588. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0528

Edição

Seção

Artigo Original