O brincar para o desenvolvimento do esquema corporal, orientação espacial e temporal: análise de uma intervenção/Play for the development of body schema and spatial and temporal orientation: analysis of an intervention
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0820Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Desenvolvimento Infantil, BrincadeirasResumo
Resumo: Introdução: A infância é uma fase significativa do desenvolvimento humano, na qual se desenvolvem várias aptidões, ocorrendo evoluções na aprendizagem. O ato de brincar é uma atividade do cotidiano das crianças e aperfeiçoa as habilidades cognitivas, sociais, emocionais e psicomotoras. Objetivo: Avaliar os resultados de uma intervenção para uma criança com atraso no desenvolvimento do esquema corporal, da orientação espacial e da orientação temporal. Método: Este estudo adotou o design quase-experimental do tipo pré e pós-teste. Foi aplicada a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) em uma criança de quatro anos. A partir dos resultados da EDM, foi elaborado um plano de intervenção com brincadeiras que estimulassem as aquisições acima citadas. A concretização do plano de intervenção teve duração de dois meses, sendo a criança avaliada antes e no término da intervenção. O Método Jacobson e Truax foi adotado para análise dos dados e verificação da ocorrência de mudanças confiáveis e clinicamente significativas. Resultados: A criança obteve mudança confiável nos três itens avaliados. Em relação à significância clínica, na organização espacial a criança mudou seu status clínico, passando para a população funcional. No esquema corporal, a criança permaneceu na população disfuncional, e na organização temporal apresentou-se na faixa de incerteza. Conclusão: Os resultados demonstraram mudanças positivas e confiáveis nos itens avaliados, confirmando um efeito positivo do brincar enquanto recurso terapêutico ocupacional presente no programa de intervenção elaborado. Ressalta-se a importância da realização de novos estudos com maior número de participantes para novos dados e descobertas sobre a utilização do brincar em intervenções no desenvolvimento de aquisições psicomotoras.
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