Concepções e uso do brincar na prática clínica de terapeutas ocupacionais/Conceptions and use of play in occupational therapists clinical practice

Autores

  • Maria Eduarda Diniz Fonsêca Universidade Federal da Paraiba
  • Angela Cristina Dornelas da Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0554

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Brincadeiras, Desenvolvimento Infantil, Prática Profissional

Resumo

A terapia ocupacional tem como objeto de estudo o engajamento do indivíduo nas diversas áreas de ocupação e, neste sentido, o brincar se configura como uma área relevante para a população infantil. Este estudo objetivou verificar como os terapeutas ocupacionais que atuam no município de João Pessoa-PB percebem e utilizam o brincar na prática clínica. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório, de abordagem quantitativa e qualitativa, com todos os terapeutas ocupacionais que tinham experiência no atendimento à criança e que estavam atuando no município de João Pessoa-PB, no período de junho a julho de 2014. Os dados foram coletados através de questionário elaborado com base nas concepções de Ferland e Blanche sobre o brincar, que englobou questões sobre o perfil dos participantes e suas percepções sobre o tema. Participaram da pesquisa 23 terapeutas ocupacionais, dentre os quais 69,6% se graduaram na Região Nordeste, 43,5% tinham título de especialista e 39,1% tinham entre seis e dez anos de formação. O principal locus de aprendizado do brincar foi a graduação (91,3%). O brincar para treinar habilidades é utilizado por 86,9% e, como fim em si mesmo, por 52,2% dos pesquisados. Os teóricos da Psicologia são os que mais dão suporte à prática clínica dos pesquisados. Os resultados apontam para a necessidade de se aprofundarem as discussões sobre o brincar nos cursos de graduação em terapia ocupacional, valorizando as concepções e os modelos de intervenção próprios da profissão.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Diniz Fonsêca, Universidade Federal da Paraiba

Acadêmica do curso de Graduaçao em Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba

Angela Cristina Dornelas da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Terapeuta Ocupacional, professora adjunta do Departamentode Terapia Ocupacional/ CCS/ Universidade Federal da Paraiba

Área de atuação: Saúde da Criança

Mestrado em Ciências da Saúde

Doutorado em Saúde Pública

 

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Publicado

2015-09-29

Como Citar

Fonsêca, M. E. D., & da Silva, A. C. D. (2015). Concepções e uso do brincar na prática clínica de terapeutas ocupacionais/Conceptions and use of play in occupational therapists clinical practice. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 23(3), 589–597. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0554

Edição

Seção

Artigo Original