Políticas de ensino superior e a graduação em Terapia Ocupacional nas Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil/Higher education politics and the graduation in Occupational Therapy at the Federal Institutions of Higher Education in Brazil

Autores

  • Livia Celegati Pan Universidade Federal de São Carlos
  • Roseli Esquerdo Lopes Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0704

Palavras-chave:

Formação Profissional Graduada, Ensino Superior, Instituições Federais de Ensino Superior, Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde

Resumo

Introdução: Programas que integraram políticas de ensino superior recentemente adotadas no Brasil, em especial o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI e o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde, promoveram a ampliação de cursos e vagas em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e o redirecionamento da formação de profissionais que atuam na área da saúde, respectivamente, com implicações também para a formação de terapeutas ocupacionais. Objetivo: O objetivo deste texto é apresentar um panorama dos cursos de graduação em terapia ocupacional das IFES e contextualizar seu processo de implantação no âmbito do REUNI e do Pró-Saúde. Método: A partir do levantamento e da análise dos projetos político-pedagógicos de cada um desses cursos, foram entrevistados seus coordenadores. Resultados: Os resultados apontaram que o REUNI teve um grande impacto na área, tendo sido fundamental para o processo de expansão da graduação em terapia ocupacional no Brasil, principalmente para regiões que, até então, não ofertavam cursos públicos nesse âmbito. Por outro lado, o Pró-Saúde não foi uma presença significativa na grande maioria dos cursos estudados; seus reflexos na área foram indiretos. Conclusão: Os cursos estão em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em terapia ocupacional; contudo, se evidencia uma necessidade de rediscussão, no interior da profissão, dos elementos que parametrizam essa formação para além do que aparece como central nos discursos e nos documentos, sobretudo, em referência ao posicionamento em torno do que se coloca como um profissional com perfil generalista.

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Publicado

2016-09-26

Como Citar

Pan, L. C., & Lopes, R. E. (2016). Políticas de ensino superior e a graduação em Terapia Ocupacional nas Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil/Higher education politics and the graduation in Occupational Therapy at the Federal Institutions of Higher Education in Brazil. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 24(3), 457–468. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0704

Edição

Seção

Artigo Original