O BRINQUEDO E O BRINCAR NA ESTIMULAÇÃO DA FUNÇÃO MANUAL DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA

Autores

  • DANIEL MARINHO CEZAR DA CRUZ
  • MARIA LUÍSA GUILLAUMON EMMEL

Resumo

O brincar é considerado como um papel ocupacional fundamental às crianças em seu processo de desenvolvimento. Nas crianças com deficiências físicas, essa ocupação pode ser prejudicada por diversos fatores tais como o grau de comprometimento motor, limitação no tempo e espaço para brincar, no número de companheiros para brincadeiras, na provisão e acesso aos brinquedos e no papel parental na estimulação desta atividade. Neste sentido, tem-se por objetivos discutir o brincar e sua importância na idade pré-escolar, a relação com a estimulação da função manual nas crianças com problemas nas extremidades superiores enfocando a paralisia cerebral, o papel parental e do profissional de reabilitação (terapeuta ocupacional) nesse contexto. São recomendados estudos futuros neste campo de conhecimento.

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Publicado

2010-03-23

Como Citar

CEZAR DA CRUZ, D. M., & EMMEL, M. L. G. (2010). O BRINQUEDO E O BRINCAR NA ESTIMULAÇÃO DA FUNÇÃO MANUAL DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 15(1). Recuperado de https://cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/150

Edição

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Artigo Original